Em Albufeira, o Verão também terá “Caminhos da Poesia”

Esta iniciativa integra-se na programação do GeoPalcos

O programa “Caminhos da Poesia – Percursos pedestres performativos” começa já este sábado, 12 de Junho, e durará até Agosto, sempre com partida em Paderne (Albufeira). 

Tês artistas albufeirenses (Ana Sofia Brito, Mateus Verde e Paulo Fernandes) «vão guiar os participantes por circuitos pedestres e artísticos, num diálogo aberto com a criação, numa contribuição para valorizar o património cultural e natural de Albufeira», explica a Câmara Municipal.

«Ao longo de cada caminhada, guiada por técnicos do município, os três artistas de Albufeira interpretam e recriam musicalmente a obra poética de poetas regionais, dando-lhes um cariz mais contemporâneo», acrescenta.

Estas ações vão ter lugar ao longo de todo o Verão: dias 12 de Junho e 24 de Julho com Ana Sofia Brito, 26 de Junho e 14 de Agosto com Mateus Verde e 10 de Julho e 28 de Agosto, com Paulo Fernandes.

«Trata-se de percursos fáceis, de 1,5 quilómetros, com uma duração de 90 minutos. O ponto de encontro é sempre às 09h00, no parque de estacionamento por baixo do viaduto A22, na direção do Castelo de Paderne», adianta a autarquia.

As inscrições são gratuitas, obrigatórias e limitadas a 15 pessoas por percurso, podendo ser realizadas através do email [email protected] .

Os participantes devem usar calçado confortável e estarem preparados para uma nova forma de ver e ouvir a natureza. Esta iniciativa integra-se na programação do GeoPalcos, evento bianual que liga a arte, ciência e natureza com e para as pessoas no território Geoparque.

«Paralelamente, surge de um desafio a artistas e cientistas para pensar o (a partir do) território como lugar de criação, de pensamento, de inquietação e de deslumbramento, para motivar amantes da natureza, aficionados das artes e público em geral».

Dinamizado pelo aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira, através dos municípios, o GeoPalcos Arte.Ciência.Natureza surge de uma candidatura intermunicipal, liderado pela AMAL, que junta os 16 municípios algarvios e a Direção Regional de Cultura do Algarve, que criou o Bezaranha – Programação Cultural em Rede, e que assegura parcialmente o financiamento, recorrendo ao Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC2020).



Comentários

pub