Dragagens da barra de Tavira e das Quatro Águas já estão a concurso

Obra deverá custar cerca de meio milhão de euros

As há muito reclamadas dragagens da barra de Tavira e da zona das Quatro Águas de Tavira vão avançar, na sequência de um concurso público lançado pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) no passado dia 4 de Junho.

No âmbito da “Empreitada de dragagem de manutenção do porto de Tavira”, serão «retirados os excessos de sedimentos na barra do porto e na zona contigua de quatro águas, sendo depositados na deriva litoral, de forma a alimentar as praias com défice de areias», segundo a DGRM.

O objetivo é «restabelecer as condições de segurança e de operacionalidade na navegação» na barra de entrada na Ria Formosa, mas também «no canal de entrada e zona interior do porto de Tavira», conforme se lê no anúncio do concurso publicado no Diário da República.

Os interessados em garantir esta empreitada, cujo custo previsto é de cerca de meio milhão de euros, têm 30 dias para apresentação das propostas, contados a partir de 4 de Junho.

Esta intervenção é «muito importante para as atividades piscatórias e turístico-marítimas, de forma a reforçar a segurança das embarcações, tripulações e passageiros no canal de acesso aos portos de Tavira (Tavira, Cabanas e Santa Luzia)», considerou a direção-geral.

Em 2018, a DGRM «concluiu a recuperação do molhe nascente da barra de Tavira, tendo na altura realizada uma dragagem acessória na zona de intervenção».

 



Comentários

pub