Decisão alemã de interditar viagens a Portugal insere-se no “travão de emergência”

Viajantes provenientes do território português têm de fazer quarentena de 14 dias

A Comissão Europeia disse hoje que a interdição a viagens não essenciais para Portugal adotada pela Alemanha se integra no chamado “travão de emergência” previsto na decisão do Conselho da União Europeia (UE) sobre turismo no âmbito da Covid-19.

“Fomos informados pelas autoridades alemãs da decisão de considerar Portugal como uma área de variante de vírus, o que vem no contexto do travão de emergência que está previsto na recomendação do Conselho”, disse o porta-voz do executivo comunitário para a Justiça na conferência de imprensa diária do executivo comunitário.

Este “travão de emergência” permite aos Estados-membros o endurecimento de medidas para travar a progressão da Covid-19.

“Nesta fase, é importante que a recomendação do Conselho continue a ser a bússola orientadora para todos os Estados-membros neste contexto”, salientou.

As autoridades sanitárias da Alemanha colocaram Portugal na “lista vermelha”, uma decisão que vigorará a partir desta terça-feira e que obrigará todos os viajantes provenientes do território português a uma quarentena de 14 dias.

Na sua origem estará o aumento da taxa de incidência de Covid-19 em Portugal, que, segundo os dados mais recentes, é de 138,7 casos por 100.000 habitantes em Portugal continental e 137,5 na totalidade do território.

 



Comentários

pub