Cristóvão Norte: Saída de Portugal da “lista verde” do Reino Unido é «derrota diplomática em toda a linha»

Parlamentar considera decisão como «infundada»

O deputado do PSD Cristóvão Norte considera que a retirada de Portugal da “lista verde” do Reino Unido é «derrota diplomática em toda a linha».

Em declarações ao Sul Informação, o parlamentar algarvio defende que «não há qualquer razão para que Portugal seja excluído», sendo esta «uma decisão sem base, infundada».

Cristóvão Norte diz lamentar que, «uma vez mais, o Governo não tenha prestado qualquer atenção ao assunto e assegurado a posição do país, depois ter tratado ao mais alto nível, com as autoridades inglesas, tudo o que teve a ver com a realização da Champions League no Porto».

Por isso, a decisão hoje anunciada por Grant Shapps, ministro britânico dos Transportes, é considerada pelo deputado como «inacreditável e uma derrota diplomática em toda a linha, um tremendo prejuízo económico para a região algarvia».

Portugal, com o Algarve incluído, passará, a partir do próximo dia 8, para a “lista amarela” de destinos turísticos, o que significa que os turistas britânicos que aqui passarem férias terão de fazer uma quarentena de 10 dias na chegada ao Reino Unido e dois testes PCR, no segundo e oitavo dia, como já acontece com a maioria dos países europeus, como Espanha, França e Grécia.

Portugal era até agora o único país da União Europeia na “lista verde”, que isenta os viajantes de quarentena no regresso a território britânico, em vigor desde 17 de maio.

 

 

 
 



Comentários

pub