Conversas do South Music vão inaugurar sala de conferências do 1º hotel de 5 estrelas de Faro

A abertura está marcada para as 14h30 do dia 15 de Junho

Conversas com Dino d’Santiago, Júlio Resende, Inês Meneses, Vítor Belenciano e Miguel Araújo. O programa de conferências do South Music está fechado e as iniciativas decorrerão nos dias 15 e 16 de Junho, servindo para inaugurar o anfiteatro do primeiro hotel de 5 estrelas da capital algarvia: o 3HB Faro.

A abertura está marcada para as 14h30 do dia 15 de Junho, com o painel dos embaixadores do South Music: Dino D’Santiago, Júlio Resende, Viviane, Nuno Guerreiro e Zé Eduardo.

«Com moderação de Júlio Ferreira e Ricardo Coelho (Choque Frontal), os cinco músicos com ligações ao Algarve, que conseguiram afirmar-se no território nacional e, em alguns casos, internacional, irão partilhar a dificuldade em ser músico e viver da música fora dos grandes centros urbanos», diz a organização.

Segue-se o painel das editoras, às 16h00, moderado pelo jornalista Rui Miguel Abreu, em que se traçam cenários sobre o futuro da edição numa altura em que os paradigmas se alteram devido ao efeito conjunto do advento do digital e a pandemia enquanto acelerador, reunindo Paula Homem (MD Sony Music Portugal), João Teixeira (MD Warner Music Portugal), Francisco Vasconcelos (MD Valentim de Carvalho), José Gomes (Lovers & Lollypops) e Nuno Saraiva (AMAEI) num painel de convidados que coloca em diálogo editoras multinacionais e independentes.

A terceira e última conferência do dia, o painel “O Papel da Imprensa Musical”, tem início às 17h30 e conta com a moderação da jornalista e radialista Inês Meneses.

Os convidados Júlio Ferreira (Choque Frontal), Mário Rui Vieira (Expresso/Blitz), Vítor Belanciano (Público / Ípsilon), Rui Miguel Abreu (Rimas e Batidas) e François Audigier (Europavox) partilharão reflexões sobre a forma como a imprensa musical pode ganhar maior expressão em Portugal e contribuir para a consolidação de músicos e bandas, nomeadamente projetos independentes e distantes dos grandes centros de decisão.

No segundo e último dia do South Music, 16 de Junho, a abertura das conferências cabe ao painel “Direitos de Autor e Conexos” que tem início às 14h30 e é moderada por Tozé Brito.

Representantes da GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas) e da SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) juntam-se a Miguel Lourenço Carretas da Audiogest (Associação para a Gestão e Distribuição de Direitos) e Nuno Rodrigues, da banda portuguesa Glockenwise, e discutem a substituição das formas tradicionais de receitas por novas plataformas e conteúdos.

Às 16h00 é a vez dos músicos Miguel Araújo, Nuno Gonçalves (The Gift), Tó Viegas e do manager Paulo Ventura, conversarem no Painel “Edição de Autor / DYI” sobre o progressivo afastamento dos artistas das editoras e dos modelos tradicionais de gestão de carreiras (moderador a anunciar).

O painel “Programar em Português”, moderado por Luís Oliveira (Antena 3), começa às 17h30 e encerra os dois dias de conferências, com uma conversa entre Luís Ferreira (programador cultural, fundador do BONS SONS e diretor do 23 Milhas) Vasco Sacramento (diretor da Sons em Trânsito e do Cine-teatro Capitólio, programador do Festival F), João Carvalho (diretor do festival Vodafone Paredes de Coura), Sandra Faria (diretora da Força de Produção e presidente da APEFE), Ricardo Bramão (Aporfest) e Michael Zolman (Conferomatic), em que se pretende avaliar a criação de música em Portugal versus o mercado que existe para a acolher.

O South Music conta com o apoio do Europavox, uma plataforma de media que promove a projeção de talentos musicais europeus em todo o continente, assim como eventos e meios de comunicação social. Uma delegação de representantes do Europavox marcará presença no South Music, acompanhada por três jornalistas oriundos da Alemanha, Grécia e Suécia.

Os 33 projetos selecionados para a primeira edição deste festival já se encontram a participar em formações e workshops em áreas fulcrais para o desenvolvimento do seu percurso artístico, e irão apresentar showcases aos profissionais da indústria musical reunidos em Faro, nos dias 15 e 16 de Junho.

Além dos músicos, entre as centenas de perfis criados na plataforma South Music encontram-se vários profissionais oriundos de 13 concelhos do Algarve nas categorias de autor, produtor, técnico, agente, promotor e booker que irão juntar-se aos visitantes.

Após o evento, o South Music continuará como uma plataforma alojando vídeos, áudios, informações e contactos das bandas participantes, funcionando como um agregador de conteúdos e veículo de comunicação com a indústria musical.

Este festival é uma iniciativa da Câmara Municipal de Faro, Teatro das Figuras e Faro2027, relevante no processo de candidatura de Faro a a Capital Europeia da Cultura 2027, que tem procurado capacitar os agentes culturais.

No contexto específico do South Music, além dos objetivos centrais da iniciativa, a Faro2027 irá apresentar a iniciativa South Music Geração Cápsula, que procura chegar a jovens criativos dos 14 aos 18 anos, através de um processo de curadoria que irá permitir lançar uma nova geração de músicos de Faro e do Algarve, com curadoria de Filipe Cabeçadas e Ana Tereza.

O South Music tem como parceiros a APEFE, SPA, GDA, Audiogest, AMAEI, Aporfest, a AEAPP – Associação Espectáculo, a ARCM e o IPDJ.

 



Comentários

pub