Centro Ciência Viva do Algarve coloca o Oceano em foco num projeto para o Ensino Profissional

Esta terça-feira, 8 de Junho, é Dia Mundial dos Oceanos

O Centro Ciência Viva do Algarve, em parceria com a Universidade do Algarve e o Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, de Faro, está a promover o projeto “Pr’Oceano – Proteger o Oceano como e porquê?”, que «pretende realçar a importância dos oceanos na vida quotidiana de todos nós».

Contando com financiamento já aprovado pela CCDR Algarve, este projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de recursos didáticos digitais inovadores para o Ensino Profissional da região do Algarve, permitindo reforçar as competências na área de saber ligada ao Mar mas igualmente às TIC.

Ao longo dos próximos dois anos, o programa operacional CRESC2020 Algarve, através do Fundo Social Europeu, «irá possibilitar criar conteúdos informativos à volta de 36 temas atuais com base no estado do conhecimento sobre o Oceano, o Oceano feito de água e rocha, o que passa do Oceano para o nosso prato, como o Oceano nos protege, ou como nos une, a forma como ocupamos o Oceano ou colocamos a sua saúde em perigo, ou ainda o Oceano que queremos legar às futuras gerações e as oportunidades que ainda existem no Oceano de amanhã».

De Lagoa a Vila Real de Santo António, são mais de 10 as escolas e instituições do ensino profissional do Algarve envolvidas no projeto desde o início, tanto a nível da co-criação, como da experimentação dos recursos.

Depois de validados a nível regional, todos os recursos serão colocados em plataformas abertas e acessíveis, nomeadamente na plataforma Milage, para todos os docentes e estudantes interessados, ou mesmo o público em geral, poderem utilizar.

Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Década dos Oceanos, mas igualmente com a Estratégia Regional de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente do Algarve, o projeto “Pr’Oceano” ambiciona colocar os resultados de vários projetos de investigação da Universidade do Algarve e dos seus centros de investigação dedicados ao mar (CCMAR e CIMA), nos programas dos cursos profissionais da região.

Comentários

pub