Câmara de Aljezur lança campanha para promover campismo e caravanismo «conscientes»

Há também um vídeo nas redes sociais a mostrar os maus resultados destas práticas

A Câmara Municipal de Aljezur lançou uma campanha para promover o campismo e o caravanismo «conscientes», colocando colocação de oito «mini outdoors que replicam a campanha lançada pela Região Turismo do Algarve sobre a rede de acolhimento ao autocaravanismo».

Segundo a autarquia, a campanha « pretende passar, de forma positiva, um apelo à utilização dos espaços licenciados para o efeito que no caso do Município de Aljezur»: o Parque de Campismo do Serrão, em Aljezur, e a recente Área de Serviço para Autocaravanas (ASA) “Francelho on Wheels”, em Tramelo, Alfambras.

Estes outdoors foram «estrategicamente colocados em locais de passagem para as praias e normalmente procurados para esta prática».

Foi ainda lançado nas redes sociais deste Município, um pequeno vídeo que pretende demonstrar o impacto da prática indevida do campismo selvagem e autocaravanismo, com «imagens que pretendem chocar», mostrando «o resultado destas práticas por pessoas mais “distraídas” e “menos cuidadosas” num bem comum, num Parque Natural, que deveria ser merecedor de um tratamento diferente».

«Bem sabemos que nem todo o autocaravanista e campista se retrata nesta fórmula e é por isso que apelamos ao combate desta marca negativa e práticas ilegais neste território», salienta a Câmara de Aljezur.

«Num momento em que foram conseguidos avanços importantes nesta matéria e na sua regulação, tais como o artigo 50.º do Código da Estrada e as tão ansiadas normas orientadoras para instalação das ASA no território do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina», «importa cada vez mais sensibilizar e também demonstrar que existem alternativas para os amantes destas modalidades, que promovem e potenciam o respeito pelo meio natural», conclui a autarquia.

 



Comentários

pub