Boliqueime já tem uma das principais entradas requalificada

Um dos dossiers que a Câmara de Loulé tem neste momento em mãos diz respeito ao processo de atribuição do estatuto de vila a Boliqueime

A entrada para Boliqueime, pela rua Dr. João Baptista Ramos Faísca, já foi requalificada, numa obra de 1,14 milhões de euros inaugurada esta segunda-feira, 28 de Junho. 

Os trabalhos decorreram ao longo de toda a via, que se estende entre a rotunda da EN125 até à Igreja de Boliqueime.

«Além da pavimentação, a obra incluiu a requalificação das infraestruturas enterradas, iluminação pública (com a integração de candeeiros LED), a criação de uma bolsa de estacionamento com 80 lugares e passeios generosos que só foram possíveis graças à cedência de terreno por parte dos proprietários», explica a Câmara de Loulé.

«Foi introduzido mobiliário urbano, renovada a sinalização rodoviária e reforçada a arborização», acrescenta.

E foi também a pensar nos peões/transeuntes que irão beneficiar desta via e na sua segurança que foram ainda criadas lombas para permitir a redução da velocidade de circulação dos automóveis. Esta vai ser uma via partilhada já que, como anunciou o presidente da Câmara de Loulé Vítor Aleixo, dentro de pouco tempo haverá um carimbo a referir que a circulação se destina também a bicicletas, o que obrigará a uma redução de velocidade automóvel.

«Esta é uma obra que vem melhorar, em muito, Boliqueime, uma aldeia – vila espero eu em breve -, que nos últimos anos tem registado um desenvolvimento assinalável. Esta nova via urbana vem ajudar à consolidação dessa imagem renovada e de terra que anda para a frente», afirmou o presidente da Câmara de Loulé.

 

 

 

De resto, um dos dossiers que a Câmara de Loulé tem neste momento em mãos diz respeito ao processo de atribuição do estatuto de vila a Boliqueime por parte da Assembleia da República.

Já Nélson Brasão, presidente da Junta de Freguesia de Boliqueime, frisou que esta «era uma obra que Boliqueime já ansiava há bastante tempo. Esta rua não tinha grande dignidade e, neste momento, temos aqui um postal de entrada bastante bom».

Num dia em que a população de Boliqueime vê ser inaugurada esta importante intervenção, Vítor Aleixo anunciou outro investimento de grande alcance em termos de acessibilidades na freguesia: a beneficiação da estrada entre a EN125 e a Ponte do Barão (perto da antiga Discoteca Kadoc).

A criação de uma nova rotunda, a pavimentação ao longo de mais de 2000 metros e a beneficiação das infraestruturas de iluminação e telecomunicações serão alguns dos trabalhos previstos.

A obra terá um valor superior a 1,8 milhões de euros e um prazo de execução de 10 meses. O concurso público já foi lançado, mas prevê-se que o arranque dos trabalhos possa acontecer apenas em Outubro, uma vez que será necessário aguardar o visto do Tribunal de Contas.

Já em agosto será inaugurado um jardim público nesta aldeia, que ficará localizado na Av. Prof. Aníbal Cavaco Silva, obra criada no âmbito do Orçamento Participativo 2018.

 



Comentários

pub