Conhecer o trabalho realizado em São Brás de Alportel na área do turismo e formalizar o protocolo de promoção do autocaravanismo sustentável foram os objetivos da visita que a secretária de Estado do Turismo fez esta segunda-feira, dia 15, àquele concelho.
A visita de Rita Marques teve início ao “Motorhome Ecopark São Brás de Alportel”, considerada das melhores áreas de serviço de autocaravanas do Algarve e a primeira na região a receber o certificado de homologação da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.
Este espaço foi o cenário escolhido para a assinatura do Protocolo de Cooperação entre o Turismo de Portugal, a Região de Turismo do Algarve, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, a Comunidade Intermunicipal do Algarve e a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, que tem por objetivo juntar sinergias no desenvolvimento deste setor turístico e promover as opções disponíveis no território nacional para os turistas que optam pelo autocaravanismo para viajar e descobrir Portugal.
Esta área de serviço, junto à EN2, a norte de São Brás de Alportel, nasceu de um sonho de casal empreendedor que trocou Lisboa pelo centro do Algarve e, em plena natureza, concretizou um projeto que procura conciliar a paixão do autocaravanismo com o turismo natureza, num espaço sustentável e ecológico, que o presidente da Câmara Vítor Guerreiro considerou como um “projeto com visão de futuro”, enaltecendo a visão e espírito empreendedor dos investidores nesta zona rural do município.
O autarca anunciou ainda que, consciente das potencialidades deste setor turístico, o Município apostou na criação de uma nova Área de Serviço de Autocaravanas, integrada no projeto intermunicipal “Rota Serrana de Autocaravanismo”, localizada na entrada sul de São Brás, cuja abertura será anunciada para muito breve.
Trata-se de “um tipo de turismo importante não só pela dinâmica que imprime no imediato, mas porquanto permite uma experiência de maior proximidade com a comunidade, alavancando todo um conjunto de setores na área do turismo e do comércio local, e muitas vezes promotor do turismo residencial, que constitui um dos motores económicos do concelho”, afirmou.
A secretária de Estado Rita Marques afirmou que o autocaravanismo é um desafio da maior importância no panorama turístico nacional, referindo-se ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo conjunto de entidades parceiras, sublinhando o esforço na regulação destas infraestruturas, que “aqui têm um bom exemplo” para garantir o respeito por uma série de preocupações, entre as quais as preocupações ambientais.
“Queremos apenas e só que deixem a sua pegada emocional”, observou, lembrando a importância de respeitar as comunidades e o território.
Vitor Guerreiro defendeu também a importância de juntar esforços e sinergias para valorizar os territórios do interior, com maior autonomia para os municípios, na gestão dos seus territórios, com políticas que devem ser sensíveis às necessidades atuais para a fixação de empresas e novos residentes, nomeadamente ao nível das acessibilidades físicas e digitais.
O presidente da Câmara recordou ainda que, assumindo um papel principal no incentivo ao desenvolvimento económico, o Município criou a Via Verde para o Empreendedorismo, que procura agilizar procedimentos para a concretização dos projetos empresariais que se pretendem fixar em São Brás de Alportel.
O programa da sua visita a São Brás de Alportel seguiu, num percurso, em bicicleta, pela rede de vias pedocicláveis, com início no novo Terminal Rodoviário “Circular”, paragem na Casa Memória da EN2 e chegada ao Museu do Traje.
Na Casa Memória da EN2, Rita Marques teve ocasião de conhecer a dinâmica turística do município, acompanhando a estratégia de valorização do património – Rota da Memória – que tem granjeado um número crescente de turistas na região.
A visita terminou no Museu do Traje, ex-líbris turístico do concelho e espaço cultural de referência na região, onde decorreu uma reunião de trabalho que juntou um largo conjunto de entidades da região.
Rita Marques ouviu os responsáveis da região, para conhecer o ponto de situação do turismo no Algarve, no contexto de pandemia. O ponto de situação da saúde no Algarve, a evolução do desemprego e dos apoios sociais e a resposta das empresas do setor do turismo foram temas igualmente abordados. Um momento de partilha e fortalecimento de sinergias e estratégias importantes para a retoma do setor na região.
“Este é um trabalho apurado e contínuo que não se esgota nesta visita”, assegurou a secretária de Estado do Turismo no final da reunião, após atentamente procurar conhecer as diversas dimensões da realidade da região.
“Os nossos objetivos são muito ambiciosos. Temos que garantir que retomamos a atividade no setor do turismo com toda a segurança, naturalmente, mas também como uma oportunidade única para fazermos mais e melhor neste setor. É por isso que anunciamos o Plano + Sustentabilidade e é por isso que estivemos a assinar um protocolo importante para o turismo responsável. Há aqui um conjunto grande de objetivos que continuamos a trabalhar após a visita sempre em articulação com o território e com a Entidade Regional”, referiu Rita Marques, garantindo que ainda há muito por fazer neste setor.
A visita a São Brás de Alportel realizou-se no âmbito de uma jornada de dois dias pela região do Algarve, durante a qual foi possível contactar com diferentes contextos e realidades do setor turístico algarvio neste período de pandemia, bem como apresentar a iniciativa de retoma “Reativar Turismo. Construir Futuro” assente na sustentabilidade, impulso à economia circular e qualidade ambiental no turismo.
A visita da secretária de Estado a São Brás de Alportel foi acompanhada pelo executivo municipal, pelos presidentes da Região de Turismo (João Fernandes), Comunidade Intermunicipal do Algarve(António Pina), da Administração Regional de Saúde (Paulo Morgado), da CCDR Algarve (José Apolinário), e ainda pelo diretor do Serviço de Emprego e Formação Profissional do IEFP (António Palma), diretora regional da Autoridade para as Condições do Trabalho (Teresa Marques) e o representante do Centro Distrital da Segurança Social, José Guerreiro, entre outros representantes de entidades da região e elementos do Turismo de Portugal.
Fotos: Jorge Gomes
Comentários