Autarcas e empresários do Algarve assinam manifesto de apoio à ferrovia entre Sevilha e Faro

Manifesto foi lançado por forças vivas da Andaluzia

António Pina e Vítor Neto, presidentes da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve e do NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, subscreveram um manifesto de apoio à criação de uma ligação ferroviária entre os Aeroportos de Sevilha e de Faro, com passagem em Huelva, que foi lançado por forças vivas da Andaluzia, na sexta-feira, em Sevilha.

Os municípios e a associação empresarial do Algarve estiveram em Sevilha no dia 18 de Junho, num ato público onde foi «assinado um manifesto de apoio a esta ligação ferroviária no corredor sudoeste peninsular, instando os Governos de Espanha e Portugal e a União Europeia a incluírem este investimento estratégico nas diversas fontes de financiamento com fundos europeus», segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

Ao subscrever este documento, as duas entidades reafirmam o apoio «à necessária ligação ferroviária Andaluzia – Algarve, conectando o Aeroporto de Sevilha com o Aeroporto de Faro, acompanhando a posição já anteriormente assumida pelos Alcaides de Sevilha e Huelva».

Neste ato público também estiveram presentes o vice conselheiro de Fomento e Infraestruturas da Junta de Andaluzia e o diretor geral de Mobilidade desta região espanhola.

O manifesto pode ser descarregado aqui.

A assinatura do manifesto foi feita à margem de um encontro de Embaixadores da União Europeia no quadro das comemorações do V Centenário da primeira Viagem de circum-navegação de Fernão Magalhães, evento promovido e integrado no programa da Presidência Portuguesa da União Europeia.

O Algarve esteve presente nesta iniciativa com uma delegação composta por José Apolinário, presidente da CCDR algarvia, Paulo Águas, reitor da Universidade do Algarve, João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, António Pina e Vítor Neto.

Na cerimónia, que teve lugar no Consulado de Portugal, «foi atribuído à presidência da Junta de Andaluzia o Prémio Magalhães, assinalando o contributo da Euroregião no potenciar da cooperação e intercâmbio educativo, cultural , científico , económico e entre regiões e cidades ( Sevilha é sede da Rede Mundial de Cidades Magalhânicas)».

João Mira Gomes, embaixador de Portugal em Madrid, dirigiu a sessão, onde estiveram presentes os conselheiros da Junta de Andaluzia das Finanças e Fundos Europeus e da Saúde, o secretário geral para as relações exteriores da Junta de Andaluzia, a tenente alcaide do Município de Sevilha, associações empresariais e câmaras de comércio e indústria de Sevilha e Huelva, entre outras entidades representativas da Andaluzia.

 

 



Comentários

pub