Ambiolhão quer mostrar que “Ria Limpa” é “Ria Linda”

«Conhecer o problema e as iniciativas definidas para o enfrentar é muito importante para que se crie massa crítica e conhecimento sobre a necessidade de termos uma ria limpa e mais linda ainda do que já é»

A empresa municipal Ambiolhão lançou o programa “Ria Limpa, Ria Linda” no Dia Mundial do Ambiente, 5 de Junho. 

Esta iniciativa «consiste em reunir toda e qualquer iniciativa da empresa para eliminar as descargas irregulares de águas residuais na Ria Formosa», diz a Ambiolhão.

«A maior parte dessas descargas irregulares resulta de, no passado, as ligações de esgotos domésticos e águas pluviais terem sido projetadas para lançamento nas mesmas condutas que descarregavam então toda essa água na Ria Formosa», acrescenta.

«A partir dos anos 80 com a tomada de consciência quanto às questões ecológicas e à necessidade de tratamento desses resíduos, foi necessária a construção de estações de tratamento dos esgotos. Entretanto, as antigas ligações eram muitas e o trabalho para que se separassem as águas pluviais dos esgotos domésticos resultou complexo e dispendioso, agravado pela falta de cadastro das redes enterradas», explica ainda.

«A inauguração da nova ETAR Faro/Olhão, a ampliação e melhoria das redes de saneamento do concelho e a grande disposição do município em resolver definitivamente o problema contribuíram para que a empresa municipal iniciasse um incessante trabalho de identificação e eliminação dessas ligações irregulares», segundo a Ambiolhão.

Assim, esta empresa municipal resolveu unificar sob a marca “Ria Limpa, Ria Linda” as ações que visam solucionar a questão.

«Além das obras de engenharia e do trabalho minucioso de deteção e eliminação das descargas irregulares, o que se espera é que haja envolvimento dos diversos segmentos afetados como viveiristas, mariscadores, indústria, operadores de turismo, entidades governamentais e sociedade civil», diz a Ambilhão.

António Pina, presidente da Câmara de Olhão e do Conselho de Administração da Ambiolhão, considera que «a Ria é fonte de sustento para muitas famílias olhanenses. A poluição que ainda se vê nessas águas causa constrangimentos para a atividade desses trabalhadores que fazem parte da própria cultura olhanense».

«Além disso, Olhão faz uma forte aposta no turismo de qualidade, de ambiente. Resolver esse problema é prioridade para o Município e fortalecer, comunicar e monitorizar as ações que visam essa finalidade com o envolvimento de todos foi a inspiração para a criação desse programa que unifica tudo o que fizermos para que a nossa ria seja a cada dia melhor para os olhanenses e para os visitantes de toda a parte que nos visitam e se encantam com esse património natural», acrescenta.

A Ambiolhão adianta que, enquanto durar o programa, dará a conhecer através de suas redes sociais, internet e comunicação social todos os ganhos proporcionados.

«Conhecer o problema e as iniciativas definidas para o enfrentar é muito importante para que se crie massa crítica e conhecimento sobre a necessidade de termos uma ria limpa e mais linda ainda do que já é», conclui a engenheira Clarisse Albino, uma das responsáveis técnicas pelas ações do programa.

 



Comentários

pub