Algarve prepara-se para a chegada de turistas com novo laboratório e rede de colheitas Covid

Laboratório terá capacidade para realizar mais de 15 mil testes por dia

Foto: Rúben Bento | Sul Informação

O Algarve tem, desde esta segunda-feira, 31 de Maio, um Laboratório de Biologia Molecular, a funcionar 24 horas por dia, em Faro, onde, além da realização de testes à Covid-19, se analisarão as colheitas. O espaço integra a operação “Summer Safe Algarve”, que prevê ainda a criação de uma rede de drive thrus e walk thrus, para a recolha de amostras, em toda a região, para garantir a segurança no turismo e na hotelaria.

O laboratório, localizado na Rua Engenharia Nuno Abecassis, ao lado da loja Decathlon, e que será operacionalizado pela Unilabs, terá capacidade para realizar mais de 15 mil testes por dia, representando um investimento de 1,5 milhões de euros.

«O expectável aumento do número de turistas estrangeiros exige uma resposta laboratorial eficaz e em tempo útil», realçou Luís Menezes, CEO da Unilabs Portugal, na inauguração deste laboratório, que conta com o Grupo Hospital Particular do Algarve (HPA) como parceiro.

É que será neste novo espaço que vão ser analisadas as colheitas dos novos drive thrus (a testagem é realizada sem ser necessário sair do carro) e walk thrus (num percurso a pé), bem como das unidades hoteleiras onde a Unilabs irá fazer testes.

 

O espaço foi inaugurado esta segunda-feira, 31 de Maio. Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

No total, segundo César Santos, administrador do Grupo HPA, serão montados «10 a 12 drive thrus, em locais como Lagos, Portimão, Alvor, Carvoeiro, Armação de Pera, Praia da Falésia, Albufeira (Estádio do Imortal), Vilamoura, Quinta do Lago ou Tavira».

Além destes sítios, os serviços de testes à Covid-19 serão também alargados a todas as unidades do HPA, em Lagos, Alvor, Monchique, Guia, Vilamoura, São Brás de Alportel, Loulé ou Vila Real de Santo António. A isto junta-se ainda a criação de seis a sete walk thrus na região.

Luís Menezes, da Unilabs, explicou que «as amostras serão recolhidas durante o dia, sendo depois analisadas aqui no laboratório durante a noite, sem ser necessário recorrer a Lisboa ou ao Porto».

«Por isso, decidimos fazer um grande laboratório na região para ver se conseguimos apoiar o Algarve a na retoma turística de que precisa e que deseja ter neste Verão», acrescentou.

Segundo este responsável, o espaço em Faro estará «a funcionar a 100% dentro de dois ou três dias» e estará também aberto ao fim-de-semana.

 

Paulo Santos, César Santos, José Apolinário, João Bacalhau, Luís Menezes, Rogério Bacalhau, João Fernandes, Calos Baía e Sophie Matias. Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, congratulou-se pelo facto deste laboratório se situar na capital algarvia e realçou ainda que a autarquia deu «todo o apoio possível para a a sua instalação». É que esta nova infraestrutura da Unilabs situa-se num terreno que o Município arrendou à empresa.

«Além da instalação deste equipamento, o mais importante é a rede que se está a montar no Algarve para dar resposta aos turistas e às pessoas que vêm cá e que, para voltarem para as suas casas, precisam de fazer esse teste à Covid-19», referiu o autarca farense.

No total, nestas novas instalações da Unilabs e o Grupo HPA, estarão a trabalhar 100 pessoas, distribuídas entre o laboratório e a rede de testagem, por toda a região algarvia.

«Teremos 25 a 30 pessoas afetas à atividade laboratorial, em Faro, e 70 pessoas espalhadas pela rede em toda a região, tanto nos drive thrus como nos walk thrus», concluiu o CEO da Unilabs Portugal.

 

Fotos: Rúben Bento | Sul Informação

 



Comentários

pub