Alemanha coloca Portugal na lista vermelha de viagens

A decisão entrará em vigor às 00h00 desta terça-feira (29 de Junho).

As autoridades sanitárias da Alemanha colocaram esta sexta-feira, 25 de Junho, Portugal na lista vermelha, uma decisão que vigorará a partir de terça-feira e que obrigará todos os viajantes provenientes do território português a uma quarentena de 14 dias.

«Portugal é classificado como uma área de variantes [do SARS-CoV-2] de preocupação inicialmente durante duas semanas», dá conta a decisão do Instituto Robert Koch, a agência federal de saúde da Alemanha, acrescentando «que uma extensão» deste período «é possível».

A Rússia também foi considerada uma área de preocupação em relação a variantes do SARS-CoV-2 e, assim como Portugal, integrou a lista vermelha alemã.

A decisão entrará em vigor às 00h00 de terça-feira (29 de Junho).

Na terça-feira, a chanceler alemã Angela Merkel criticou a falta de regras comuns na União Europeia (UE) relativamente às viagens e utilizou como exemplo o aumento de infeções em Portugal, uma situação que «podia ter sido evitada».

«O que lamento é que ainda não tenhamos sido capazes de alcançar um comportamento uniforme entre os Estados-membros em termos de restrições de viagem, isto é um retrocesso (…). Temos agora uma situação em Portugal, que talvez pudesse ter sido evitada», explicitou durante uma conferência de imprensa em Berlim.

Um documento da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge (INSA) explicitou, também esta sexta-feira, que a variante Delta, detetada na Índia, deverá ser responsável por mais de 70% das infeções na região de Lisboa e Vale do Tejo e que já poderá ser a predominante em Portugal.

 



Comentários

pub