Albufeira e Loulé vão manter-se em marcha atrás, Lagos deverá regredir

Há três concelhos com incidência zero: Monchique, Alcoutim e Castro Marim

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Albufeira e Loulé vão manter-se na fase anterior de desconfinamento, enquanto Lagos, que na semana passada recebeu um aviso, vai regredir. Mas há outros quatro concelhos (São Brás de Alportel, Olhão, Faro e Portimão) que amanhã deverão entrar na lista dos municípios sob aviso.

Estas são as conclusões que se podem tirar da análise dos dados do boletim sobre a taxa de incidência da Covid-19 no Algarve, enviado pela Autoridade de Saúde Regional aos 16 municípios da região.

Segundo os números de 21 de Junho, os mais recentes, Albufeira, ao invés de diminuir, tem vindo a aumentar a sua taxa de incidência, apresentando já 421 casos nos últimos 14 dias por 100.000 habitantes.

Loulé, que na semana passada também regrediu no desconfinamento, apresenta 211 casos/100 mil habitantes. Quanto a Lagos, que tinha ficado sob aviso, a sua taxa subiu igualmente, para 230 casos/100 mil habitantes.

Tendo em conta estes números, prevê-se que amanhã, após mais um Conselho de Ministros em que a situação epidemiológica nacional será avaliada, Lagos entre na crescente lista de municípios obrigados a voltar atrás, implementando de novo medidas mais restritivas.

Em situação preocupante estão também São Brás de Alportel, com uma taxa de incidência 182 casos/100 mil habitantes, Olhão, com 162, Faro, com 161, e Portimão, com 121, ou seja, todos acima do limite de 120 casos/100 mil habitantes.

De acordo com o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional, de dia 21, o Algarve, enquanto região, está também acima do limiar, com uma taxa de incidência global de 166.

Apesar de tudo, nove concelhos estão ainda abaixo da cifra dos 120 casos/100 mil habitantes, um deles, por muito pouco (Lagoa, com taxa de 119).

Assim, Silves tem 99, Aljezur 89, Tavira 41, Vila do Bispo 39 e Vila Real de Santo António 11.

Há igualmente três concelhos com taxa de incidência zero: Monchique, Alcoutim e Castro Marim.

No caso dos municípios de baixa densidade, onde um ou dois casos podem logo desequilibrar a balança, o limite para regredirem no desconfinamento situa-se numa taxa de incidência de 240 casos por 100 mil habitantes.

O aumento da taxa de incidência em sete dos 16 municípios do Algarve, bem como o acréscimo no número de casos na região, não estão, porém, a traduzir-se numa pressão muito grande nos hospitais. De acordo com os dados de ontem, que se podem conferir no nosso mapa interativo, havia 25 pessoas internadas por Covid-19 nos hospitais do Algarve, duas delas nos Cuidados Intensivos, mas nenhuma ventilada.

Esta manhã, segundo a Antena1, a delegada regional de Saúde do Algarve, preocupada com a evolução da pandemia, está reunida com os presidentes das Câmara Municipais algarvias. A análise dos números e a previsão das decisões que deverão sair amanhã do Conselho de Ministros estão em cima da mesa.

Que se saiba, os apelos de autarcas, empresários e até da própria Autoridade de Saúde Regional para alterar a forma de avaliação dos casos de Covid-19 no Algarve, devido aos muitos turistas presentes na região, não tiveram resultados.

 

 



Comentários

pub