Albufeira cria “Gabinete SOS” para ajudar empresários do concelho

Espaço irá funcionar, provisoriamente, nas instalações do Centro de Acolhimento Empresarial de Albufeira

Albufeira vai ter um “Gabinete SOS Empresas” para ajudar empresários do concelho, numa parceria com a Associação de Comércio e Serviços do Algarve (ACRAL). O protocolo de cooperação foi assinado na passada sexta-feira, 2 de Junho.

O espaço irá funcionar provisoriamente nas instalações do Centro de Acolhimento Empresarial de Albufeira (CAE).

A Câmara Municipal atribuiu um apoio financeiro à ACRAL no valor de 18 mil euros, repartidos em três tranches mensais de três mil euros, enquanto a associação se compromete a preparar o espaço com todos os equipamentos, bem como a providenciar os recursos humanos necessários.

Esta estrutura visa apoiar, orientar, informar, acompanhar e promover o tecido económico do concelho, numa tentativa de melhorar a resposta aos graves problemas que os empresários estão a passar devido à pandemia, que «veio por a descoberto as fragilidades do setor económico que mais prosperava», disse José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira.

Na sequência da experiência adquirida com o programa “Cheque-Prenda”, iniciativa levada a cabo com a ACRAL, José Carlos Rolo sublinhou que «a associação promoveu uma consulta aos seus associados para perceber as dificuldades que estes têm sentido em avaliar as medidas que foram sendo decretadas pelo Governo ao longo do tempo, bem como para inquirir sobre a necessidade de implementar novas medidas de apoio à economia regional».

 

 

A iniciativa assenta numa equipa multidisciplinar que «visa dar resposta em áreas sensíveis como a jurídica, contabilística ou financeira, bancária, apoios e candidaturas, entre outras fundamentais à sobrevivência das empresas», realça o autarca.

O gabinete está vocacionado para a disponibilização de informações, orientação sobre os incentivos e apoios disponíveis para empresas com dificuldades financeiras, apresentação de soluções em várias vertentes, agilização de procedimentos e desenvolvimento de parcerias que possam potenciar a atividade económica.

«Enquanto associação temos recebido imensos pedidos de ajuda de empresários das mais variadas áreas de negócio, que têm sentido imensa dificuldade em interpretar a legislação avulsa que vai sendo publicada pelo Governo», salientou Paulo Alentejano, presidente da ACRAL.

Este espaço dará respostas na área jurídica (renegociação de contratos e outras situações), financeira (a nível bancário, consolidação de créditos, revisão de moratórias, etc.), contabilística e toda a parte de candidaturas (enquadramento das empresas com vista a recorrer aos apoios disponíveis).

«Tudo isto é complicado e os empresários sentem-se desapoiados, daí a necessidade de criarmos um serviço que consiga dar resposta às dificuldades sentidas no dia-a-dia», concluiu o presidente da ACRAL.

O “Gabinete SOS Empresas” ficará provisoriamente nas instalações do Centro de Acolhimento Empresarial de Albufeira (CAE), na Rua das Escolas, em frente à Escola Secundária de Albufeira, e irá funcionar mediante marcação prévia, através do telefone 919 195 563 ou do email.

Faro também já tem um espaço do género.

 



Comentários

pub