Albufeira abre inscrições para os Centros de Atividades de Tempos Livres

Inscrições já estão a decorrer no portal de educação do município

As inscrições para participação nos Centros de Atividades de Tempos Livres (ATL), do concelho de Albufeira, para o próximo ano letivo, já estão a decorrer através do portal de educação do município.

Entre 28 de Junho e 9 de Julho, vai decorrer a primeira fase que se destina à renovação de inscrições dos alunos que já tenham frequentado o mesmo ATL no ano transato.

No ato de renovação deverá ser preenchida a ficha de inscrição e anexados os comprovativos do horário de trabalho dos encarregados de educação.

A segunda fase de inscrições, a partir de 12 de Julho, será vocacionada a novas candidaturas de jovens para a frequência dos Centros.

Para estas inscrições, será necessário anexar documentos como a declaração da entidade patronal dos pais/encarregados de educação relativamente ao horário de trabalho, com indicação dos períodos de férias, o documento comprovativo da Segurança Social ou do Centro de Emprego, em caso de doença, maternidade e/ou desemprego, a cópia autenticada do teor da decisão homologatória e/ou sentença relativa às responsabilidades parentais (quando aplicável).

As inscrições serão efetuadas online, sendo que a falta de documentação mencionada pode impossibilitar a inscrição no ATL, assim como a falta de veracidade dos dados solicitados.

Em Albufeira, existem ATL em Paderne, Ferreiras, Fontainhas e Olhos de Água (Agrupamento de Ferreiras); Correeira, Caliços e Vale Pedras (Agrupamento de Escolas de Albufeira); Avenida do Ténis, Guia e Vale de Parra (Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 18h30 e durante as interrupções letivas, das 9h00 às 17h00.

«O município tem feito um forte investimento neste tipo de infraestruturas educativas, mas tem consciência que não são suficientes para atender a todos os pedidos», diz José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

A vagas são limitadas, podendo ser reduzidas por questões de segurança e da atual situação epidemiológica, pelo que, o autarca de Albufeira, apela para que os pais/encarregados de educação «inscrevam apenas as crianças que tenham mesmo necessidade de frequentar o ATL».

«Os ATL do concelho de Albufeira são equipamentos educativos de apoio familiar, inseridos nas escolas do 1º Ciclo, e que visam dar resposta aos alunos cuja retaguarda familiar não consiga oferecer este tipo de suporte, nomeadamente proporcionar atividades lúdico-pedagógicas que visam motivar a criatividade e o desenvolvimento harmonioso das crianças», conclui a autarquia.

Para mais informações poderá contactar 289 599 611| 289 599 652, para os e-mails fernando.andre@cm-albufeira.pt; dulce.bernardo@cm-albufeira.pt, ou ainda através dos contactos dos respetivos ATL.

 



Comentários

pub