ADD e GrowIN Portugal lançam iniciativa para internacionalizar startups marroquinas e portuguesas

Acordo estratégico entre as duas entidades foi assinado esta quinta-feira

A Agência Marroquina de Desenvolvimento Digital (ADD) e a empresa algarvia GrowIN Portugal lançaram uma iniciativa de apoio à internacionalização de startups, marroquinas e portuguesas, através da assinatura de um acordo estratégico, que teve lugar esta quinta-feira, 3 de Junho.

«Este acordo que fizemos com a ADD irá servir para criar um sistema marroquino-português de startups, de modo a facilitar a entrada destas empresas, africanas e marroquinas, em Portugal e na Europa», disse Diogo Marçal, Business Development Manager da GrowIN Portugal, ao Sul Informação.

Esta parceria vai promover a cooperação entre as duas organizações, reforçando o apoio na expansão destas jovens empresas nos seus respetivos ecossistemas.

«Esta é uma mais-valia para a economia regional, nesta era pós pandemia, e poderá mesmo criar mais postos de trabalho, porque o Algarve poderá atrair startups do continente africano», realçou ainda Diogo Marçal.

Neste acordo estratégico, ficou estabelecido que ambas as partes vão colaborar no Planeamento e Lançamento da Competição de Startups Marroquino-Português, promover oportunidades para o desenvolvimento de ecossistemas de inovação nos dois países, realizar viagens de delegações e reuniões introdutórias com as partes interessadas do ecossistema em ambos os países.

Ficou acordada também a troca de informações e conhecimento sobre a evolução dos mercados de startups em ambos os países e colaborar no desenvolvimento e o lançamento das respetivas plataformas dos ecossistemas.

 

Anas El Arras, CEO da GrowIN Portugal, e Mohammed Drissi Melyani, diretor geral da ADD

 

«Esta iniciativa irá fornecer o apoio necessário não só para startups marroquinas e portuguesas, como também para outras de todo o mundo. A pandemia atingiu a economia em todo o mundo, e estamos a testemunhar a importância crescente da transformação digital e o papel que podem desempenhar para acelerar o crescimento económico», realçou Mohammed Drissi Melyani, diretor geral da ADD.

«Ao criar uma ligação entre os dois ecossistemas, a ADD e a GrowIN Portugal estão a proporcionar uma oportunidade única para startups inovadoras que pretendam expandir-se internacionalmente e fortalecer a economia digital em Marrocos e em Portugal», salientou ainda Mohammed Drissi Melyani.

«Agora, mais do que nunca, muitas startups portuguesas precisam de se expandir para novos mercados de forma a sustentar o seu crescimento. Portanto, estamos muito satisfeitos por colaborar com a ADD», acrescentou Anas El Arras, CEO da GrowIN Portugal.

Marrocos e Portugal possuem, entre si, muitas semelhanças e ecossistemas de inovação atrativos com apoio de financiamento, recursos humanos altamente qualificados, infraestruturas digitais de ponta e oportunidades de crescimento.

«Portugal pode ser a porta de entrada para startups marroquinas nos mercados da União Europeia, e Marrocos permitiria que as jovens empresas portuguesas se expandissem para África. Dando as mãos à ADD, e construindo uma ponte entre os dois ecossistemas, podemos acelerar o crescimento das startups e compartilhar conhecimento valioso», salienta Anas El Arras.

A assinatura do acordo seguiu-se à visita de uma delegação da ADD a Lisboa, em Novembro de 2019, e duas visitas da GrowIN Portugal a Rabat, em Janeiro deste ano.

 



Comentários

pub