A low-cost “amiga” do Governo passou a ter base em Faro

Três Airbus A320 vão passar a ficar baseados em Faro entre Março e Outubro

Foto: Nuno Costa|Sul Informação

Para um ministro, esta terça-feira foi um «dia bom». Para outro, foi «um dia importante». Tudo porque foi inaugurada a nova base (sazonal) da EasyJet no Aeroporto de Faro, além de terem sido anunciadas cinco novas rotas partir da capital algarvia: Luxemburgo, Munique, Lille, Toulouse e Zurique.

E, para assinalar um dia tão especial, governantes não faltaram: Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, e Hugo Santos Mendes, secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, rumaram a Faro para «agradecer» este investimento da companhia aérea «num momento de grande dificuldade».

 

Foto: Nuno Costa|Sul Informação

 

Esta «crise, uma das maiores de sempre», foi lembrada por Johan Lundgren, CEO da Easyjet, que realçou que a empresa quer «assumir um papel na recuperação» do setor turístico no Algarve.

Tudo isto, com a ajuda do Governo português, com quem a low-cost mantém «relações muito boas».

O mesmo não se poderá dizer da relação entre o ministro Pedro Nuno Santos e a outra companhia aérea com base em Faro: a Ryanair. E, apesar de o evento ser da Easyjet, o governante, sem referir o nome da low-cost irlandesa de Michael O’Leary, fez questão de marcar as diferenças, entre as duas marcas, aos olhos do Governo.

«A Easyjet tem uma excelente relação com Portugal. É uma companhia que respeita a legislação laboral: não mantém conflitos com os sindicatos e, por isso, temos uma relação de respeito mútuo», enalteceu.

 

Foto: Nuno Costa|Sul Informação

Também se falou da TAP que continua apenas a ligar Faro a um Aeroporto: o de Lisboa. O ministro justificou: «a TAP faz em Portugal o que as outras companhias de bandeira fazem em toda a Europa: ligações de “hub” e depois voos de longo curso».

Por isso, prosseguiu Pedro Nuno Santos, o investimento da Easyjet no Algarve é tão importante e terá retorno. «O investimento é cauteloso e vão ficar aqui, para já, três aviões. No entanto, tenho a certeza de que a operação vai crescer».

Pedro Siza Vieira, por seu lado, agradeceu também esta «aposta da Easyjet que permite atrair, desde já, visitantes num momento crítico para a região», até porque, por enquanto, britânicos… há poucos.

 

Foto: Nuno Costa|Sul Informação

 

Para compensar, disse aos jornalistas, «aquilo que temos de fazer é assegurar que continuamos a diversificar a oferta como temos feitos nos últimos anos. Nesse sentido foi muito importante termos ouvido hoje aqui a Easyjet anunciar mais cinco rotas a partir de Faro, para mais cinco destinos europeus que nos permitem trazer visitantes de outros lados».

Com mais estas cinco rotas da Easyjet, a companhia passa a ligar Faro – durante o Verão – a 26 destinos: Amesterdão, Basileia, Belfast, Berlim Bradenburgo, Bordéus, Bristol, Genebra, Glasgow, Liverpool, Londres Gatwick, Londres Luton, Lyon, Manchester, Milão MXP, Paris Charles de Gaulle, Paris Orly, Luxemburgo, Munique, Lille, Toulouse e Zurique.

Já no que diz respeito a postos de trabalho, esta base – que vai funcionar entre Março e Outubro – representa a criação de 100 empregos. No entanto, os funcionários, foram transferidos de outras bases da empresa.

 



Comentários

pub