5 erros a evitar no currículo

Ainda que não seja intencional, os erros aparecem… Por isso, seguem algumas dicas e erros que não deve cometer quando elaborar o seu currículo

O curriculum vitae (CV) é uma das ferramentas mais importantes no momento de procurar um novo emprego. Afinal de contas, é ele que mostra aos empregadores quem é e quais são as suas experiências profissionais. Por isso, a boa elaboração de um CV é essencial para se destacar face à concorrência e, dessa forma, alcançar a tão desejada vaga de emprego. 

 

5 erros que deve evitar quando elaborar o seu currículo:

 

1. Esquecer informações ou exagerar

Pode não parecer, mas um dos erros cometidos mais frequentemente é a falta ou excesso de informações no documento. 

Colocar muitos dados podem causar má impressão e é algo que deve ser evitado. Por outro lado, não colocar informações importantes, como, por exemplo, o e-mail, pode custar a perda da vaga, uma vez que muitas empresas utilizam os meios digitais como forma de contacto.

 

2. Erros ortográficos

Não precisa de ser o melhor professor de português para fazer um bom currículo. No entanto, lembre-se de a primeira impressão que deixará será o CV que envia. Por isso, é necessário ter um cuidado extra com a gramática. Esteja atento aos erros gramaticais e ortográficos e peça ajuda a um amigo ou familiar para dar uma releitura no seu currículo.

 

3. Falta de orientação

Outro grande problema na elaboração do CV é a falta de orientação por parte do candidato. As informações são despejadas no papel sem nenhuma filtragem. Não existe a necessidade de colocar experiências, cursos e habilidades que não tenham nada a ver com a vaga a que se candidata. 

Se a oportunidade de emprego é, por exemplo, para engenheiro do ambiente, não faz sentido colocar que já escreveu sobre cinema. Faça uma filtragem para inserir apenas informações relevantes.

 

4. Mentiras

Nunca, em hipótese alguma, minta sobre alguma habilidade, curso ou experiência profissional. Mais vale ter menos conteúdo, porém verdadeiro, do que muitos cursos e experiências que não são reais.

 

5. Erros na formatação

Outro erro que se comete muitas vezes é em relação à formatação do currículo. As formatações demasiado criativas e muito enfeitadas acabam por desviar o olhar e atenção do empregador. Então, foque-se em ter um currículo ‘limpo’, com uma formatação clara e simples e utilize fontes clássicas como Times New Roman e Arial, num tamanho legível.

 

Estes são apenas alguns dos erros mais cometidos no momento de elaborar um CV. Por isso, vale a pena estar atento a estas questões para que eventuais falhas não interfiram no sucesso, ou não, da sua contratação.

 

 

 

Comentários

pub