220 quilos de haxixe e 1,26 milhões de euros apreendidos na operação “Centro Sul”

Foi desmantelada rede de traficantes que operava nas regiões de Lisboa, Alentejo e Algarve

Cinco homens detidos e a apreensão de 220 quilos de droga e de 1,26 milhões de euros em notas. Estes são alguns dos números da operação “Centro Sul”, desenvolvida ao longo dos últimos dois meses pela Polícia Judiciária, que permitiu «desarticular uma estrutura criminosa, a operar nas regiões de Lisboa, Alentejo e Algarve, dedicada à introdução de significativas quantidades de haxixe no país».

Esta «complexa investigação» titulada pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) foi levada a cabo pela Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ durante cerca de um ano.

As diligências da Polícia Judiciária permitiram apreender, além da droga e do dinheiro, «uma arma de fogo, cinco viaturas ligeiras, cinco motociclos, uma moto de água, uma grande quantidade de telemóveis e diversa documentação, com relevância probatória», segundo esta força policial.

«Foram ainda apreendidos diversos objetos relacionados com o transporte de estupefacientes por via marítima, designadamente seis motores fora de borda, de 350 cavalos de potência cada, 1160 bidões aptos a transportar combustível, vários telefones-satélite, entre outros equipamentos destinados à navegação marítima», acrescentou.
Os cinco homens detidos, todos eles portugueses e com idades entre os 26 e os 33 anos, já estavam referenciados por tráfico de estupefacientes.

Após terem sido presentes à autoridade judiciária competente, foi aplicada a dois deles a medida de coação de prisão preventiva e a outro a obrigação de permanência na habitação com pulseira eletrónica. Os restantes ficam «sujeitos a medidas de coação não detentivas».

 

 



Comentários

pub