12ª edição da Revista Esfera é dedicada ao escultor e pintor Sidónio de Almeida

Natural de Faro, e amigo de António Aleixo, Emiliano da Costa, Almeida Carrapato, Carlos Porfírio, Amílcar Quaresma e João Lúcio, Sidónio de Almeida nasceu em 1918 e morreu em 1996

A 12ª edição da Revista Esfera, lançada na passada sexta-feira, 25 de Junho, em Faro, é dedicada ao escultor e pintor Sidónio de Almeida. 

Natural de Faro, e amigo de António Aleixo, Emiliano da Costa, Almeida Carrapato, Carlos Porfírio, Amílcar Quaresma e João Lúcio, Sidónio de Almeida nasceu em 1918 e morreu em 1996.

A apresentação da edição da revista decorreu na Galeria Artistas do Algarve / be tween, em Faro, com 30 pessoas.

A 12ª edição da esfera contou com a participação de Cristina Tété Garcia, Homem Quase Invisível, José Bivar, Luís Barriga, Manuel Neto dos Santos, Osvaldo M., Rui Parreira e Vítor Cantinho.

 

 

Das páginas de tributo para as palavras ditas nessa tarde, José Bívar fez questão de vincar o valor do artista: «foi uma das figuras das artes plásticas que mais marcou as gerações de artistas em Faro e no Algarve do século XX».

O escritor Luís Barriga complementou: «era a figura romântica do pintor, casado com a arte, de vida boémia, sempre com o atelier cheio de jovens artistas. Nunca quis ser assalariado daí se terem criado estigmas em relação à sua pessoa, que o levou a que se sentisse rejeitado pela sociedade, o que fez com que se transformasse num indivíduo revoltado».

Também presente, Cristina Garcia, arqueóloga, destacou a sensibilidade ao património: «Sidónio retratou as ruínas de Milreu com tal sensibilidade que transparece claramente a sua relação com a importância do legado local. Preservar proteger e comunicar o património é urgente, e este artista fê-lo com naturalidade».

«Sidónio é demasiado importante para a cultura do Algarve para ficar esquecido. Não tinha uma relação fácil com as instituições, foi reconhecido muito tarde… Esta é a uma pequena homenagem», disse, por sua vez, Paulo Tomé, diretor da revista.

O lançamento da revista fez-se acompanhar da inauguração de uma sala dedicada a Sidónio de Almeida, visitável até 25 de Julho. Fizeram ainda parte do programa, a projeção de dois documentários: “Moças Nagradas”, sobre a literatura oral local, assinado por Eduardo Pinto, e “APE Oralidade em Paderne”, um trabalho inigualável de recolha sobre o Património Imaterial da região.

 

 

A poesia cruzou a tarde em vários momentos, com destaque para a leitura de quatro poemas de Sidónio, recolhidos de um caderno de apontamentos do artista, guardado no arquivo da Direção Regional da Cultura, – e onde se pode observar a forte influência de António Aleixo na obra de Sidónio.

A associação Figo Lampo, editora da revista, também aproveitou o momento para falar sobre um outro projeto que se encontra a desenvolver com Eduardo Pinto e Eurico de Brito: 1.º ato – Habemus Camões da Vídeo Performance Verde, trabalho artístico de Land Art, com palco em Querença.

Desde o início, a revista Esfera conta com mais de 80 colaborações. É distribuída gratuitamente, mas de forma limitada, podendo ser solicitado um exemplar através do email: [email protected].

A revista conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura | DGARTES – Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Loulé, Tipografia Tavirense e Bloco D, Design e Comunicação Lda.

 



Comentários

pub