“Welcome back”: Turistas britânicos regressam em força ao Algarve

Presidente do Turismo do Algarve diz que chegada dos britânicos já se nota nas reservas nos hotéis e nos centros de emprego

Foto: Nuno Costa | Sul Informação

A economia do Algarve precisa dos britânicos e os britânicos precisam do sol algarvio. A pandemia ditou um afastamento entre eles, mas hoje, 17 de Maio, houve um reencontro. Com o levantamento das restrições para viagens não essenciais, houve uma “corrida” às reservas e muitos dos 5500 lugares disponíveis, esta segunda-feira, nos voos do Reino Unido para o Aeroporto de Faro, foram ocupados.

À chegada, os turistas britânicos foram recebidos por João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, que vê esta abertura dos corredores aéreos como «um sinal muito importante», pois «somos uma região especialmente assolada pelo desemprego, dada a sua dependência do setor do turismo».

De acordo com o responsável, a chegada dos ingleses, além de se notar nas reservas nos hotéis, também já se nota nos centros de emprego.

«Já podemos ver, com esta procura, o recrutamento de muita gente que estava no desemprego», enalteceu.

 

João Fernandes a receber os turistas ingleses. Foto: Nuno Costa | Sul Informação

 

No que diz respeito às unidades hoteleiras, além do boom já registado esta semana, João Fernandes perspetiva que, entre 25 de Maio e 6 de Junho, exista uma «grande presença de turistas britânicos devido ao half-term [interrupção letiva]». Neste período, também o número de lugares disponibilizados pelas companhias aéreas vai aumentar.

Portugal é um dos poucos destinos incluídos na “lista verde” britânica, ou seja, que não obriga à realização de quarentena dos viajantes no regresso ao Reino Unido. Países concorrentes como a Espanha, Itália ou Grécia, não fazem, para já, parte deste grupo.

Por este motivo, João Fernandes admitiu que a região esteja perante uma «oportunidade» para fidelizar turistas.

 

Foto: Nuno Costa | Sul Informação

 

«Temos pessoas que vêm, porque não tinham outra alternativa. São turistas que, à partida, não viriam para o Algarve. Mas temos também turistas que já tinham vindo, há 10 ou mais anos, e agora regressam e temos também aqueles que vêm habitualmente e que só não tinham vindo antes, porque não tiveram essa possibilidade», realçou.

É o caso de Eugene e Gabi, que viajam para o Algarve há 20 anos, «porque temos cá os nossos amigos». Impedidos de passar o Inverno em Alvor, onde têm casa, chegaram, esta segunda-feira, para um período de «75 dias. É quase o Verão todo», revelaram.

Já Tracy e Jerry, que viajaram de Manchester, também não são estreantes no Algarve e, quando souberam que podiam viajar, não hesitaram: «Fizemos, na sexta-feira, a reserva do voo, do hotel e do teste».

 

Tracy e Jerry. Foto: Nuno Costa | Sul Informação.

 

O casal vai ficar em Vilamoura até ao próximo domingo, mas sabem que vão regressar em breve: «Em Julho, vamos voltar. Era a viagem que tínhamos marcada no ano passado e que foi cancelada e acabámos por ir para Itália».

John e Stephanie também viajaram de Manchester para o Algarve e também viram, em 2020, a pandemia a cancelar-lhes os planos de viagem para a região. Acabaram por ir para a Grécia.

Agora, têm como destino Albufeira, onde irão ficar cinco noites. «Depois de ouvirmos os países anunciados por Boris Johnson, só Portugal tinha sol, o que o torna num destino de férias para nós. Então, fizemos logo a reserva».

John já tinha vindo a Portugal, numa despedida de solteiro mas, gracejou, não se lembra «de nada. Acho que nem vi a praia, acho que nem saí durante o dia».

No regresso ao Reino Unido, todos estes turistas vão ter de apresentar um teste negativo à Covid-19. Para ajudá-los, o Turismo do Algarve enviou uma «comunicação aos alojamentos para tentarem estabelecer acordos com os laboratórios para que as colheitas sejam feitas no próprio alojamento, marcadas no ato do check-in ou um pouco depois», adiantou João Fernandes.

 

Foto: Nuno Costa | Sul Informação

 

«Solicitámos também à Administração Regional de Saúde, que nos fizesse uma listagem com todos os pontos onde é possível fazer esses testes» à Covid-19, adiantou João Fernandes.

A lista inclui 126 pontos no Algarve e foi divulgada junto das companhias aéreas, dos alojamentos e das empresas turísticas.

Existirá também um drive thru, no Aeroporto de Faro, para que, quem não fez o teste, o possa fazer antes de embarcar. Ainda assim, este é o último recurso.

Com a chegada de cada vez mais turistas ao Algarve vindos de outros países, a juntar ao mercado nacional que foi o principal “cliente” em 2020, as perspetivas de João Fernandes para o Verão de 2021 são «boas».

Mas também há bons indicadores para o último quadrimestre do ano. «O Algarve regista já reservas muitos elevadas devido à época alta de golfe. São indicadores muito positivos», concluiu.

 

 



Comentários

pub