Vem aí o IV Encontro de História de Loulé

A participação confere um certificado de presença

O IV Encontro de História de Loulé decorre esta sexta-feira, 21 de Maio, e sábado, dia 22, apenas em formato online.

A iniciativa contará com várias comunicações relativas a períodos cronológicos distintos, abarcando diversas temáticas da História de Loulé, da Idade Média ao século XX, passando, por exemplo, por Loulé quinhentista.

O programa desta quarta edição conta com vários painéis de comunicações apresentadas por diversos investigadores, destacando-se a conferência inaugural proferida por Maria Ângela Beirante sobre “O culto da Paixão e Morte de Cristo em Loulé e seu termo (séculos XVI-XIX)”, que acontece na sexta-feira, às 10h00.

O evento será dividido em cinco espaços temáticos. No dia 21, sexta-feira, irá falar-se sobre “Inquisição, Ordens Militares e Ordens Religiosas”, “Indivíduos e Ofícios” e “Associações Confraternais, Práticas de Saúde e Assistência”. Já no dia 22, sábado, será abordado o “Urbanismo e Arquitetura” e as “Entidades Religiosas e Organismos Corporativos”. Todos estes painéis serão seguidos de momentos de debate e reflexão.

A participação, que é gratuita, dá um certificado, mas é necessário realizar inscrição prévia, através do formulário online.

Este Encontro «será mais um momento de envolvimento da comunidade na sua História e pretende aprofundar temas que foram importantes nos diferentes contextos históricos e que marcaram as vivências das gentes deste concelho ao longo dos séculos», diz a Câmara de Loulé.

Comentários

pub