Tavirenses vão escolher o nome da nova ponte sobre o Gilão

Há três possibilidades à escolha

Os tavirenses vão ter a palavra final na escolha do nome da nova ponte sobre o Gilão, no centro histórico de Tavira. A Câmara tavirense colocou a votação três potenciais topónimos para a travessia e a população pode votar na sua favorita, entre os dias 17 e 30 de Maio.

Os interessados deverão submeter o seu voto online, através deste link, e escolher entre três nomes:  “Ponte dos 500 anos”, “Ponte Gilão” e “Ponte dos Navegadores”.

O primeiro, “Ponte dos 500 Anos”, remete para o meio milénio da elevação de Tavira, de vila a cidade, pelo rei D. Manuel I, a 16 de Março de 1520. A comemoração desta efeméride ocorreu no ano passado e «coincidiu com o começo da construção da nova ponte», ilustrou a Câmara de Tavira.

O topónimo “Ponte Gilão” «visa destacar a importância geoestratégica do rio Gilão na construção da própria cidade. O antigo porto de Tavira, sediado neste rio, permitiu o enriquecimento e a afirmação naval, mercantil e militar de Tavira, nos séculos XV-XVI».

A designação “Ponte dos Navegadores” pretende «homenagear todos os navegadores, nomeadamente, os ligados a Tavira: João Vaz Corte Real e seus filhos, Gaspar e Miguel Corte Real, assim como João Arias, natural de Tavira, um dos grumetes de Cristóvão Colombo».

«Também Fernão de Magalhães escolheu um marinheiro de Tavira para integrar a sua tripulação. Já Vasco da Gama, na sua expedição, levou uma nau chamada “Bérrio”, provavelmente construída nas tercenas de Tavira pela família Bérrio», segundo a Câmara de Tavira.

Os três nomes a votação foram discutidos e aprovados, «por unanimidade, pela Comissão Municipal de Toponímia».

 

 



Comentários

pub