Task-force reforça vacinação no Algarve para acompanhar ritmo do resto do país

O Algarve está a «dias de vacinar a maioria da população acima dos 60 anos»

Gouveia e Melo – Foto: Nuno Costa | Sul Informação – Arquivo

A vacinação contra a Covid-19 vai ser reforçada no Algarve, revelou a task-force esta quinta-feira, 20 de Maio. As perspetivas passam por começar a vacinar a faixa entre os 30 e os 40 anos já em Junho. 

Num comunicado enviado às redações, a task-force explica que esta decisão tem como base o facto de o Algarve ser a região com «menor percentagem de população vacinada no momento, quer com uma dose, quer com a vacinação completa».

Por isso, a task-force decidiu « reforçar a vacinação, de forma a aproximar a taxa de vacinação da ARS Algarve das percentagens das restantes ARS, sem a necessidade de elaborar um processo especifico de identificação de grupos prioritários».

O Algarve está a «dias de vacinar a maioria da população acima dos 60 anos», o que « significa que teremos protegido a faixa etária que contribuiu até agora para 96% dos internamentos e mortes por Covid-19».

«As restantes faixas da população serão, na modalidade referida, muito rapidamente cobertas pela vacinação até ao início de Julho. Atualmente, estamos a entrar na faixa dos 50 aos 60 anos, antecipando-se que em Junho se inicie a vacinação da faixa entre os 30 e os 40 anos», diz a task-force.

Esta decisão de acelerar a vacinação no Algarve já estava a ser ponderada há algum tempo – e também já tinha sido pedida, por exemplo, pelo setor do turismo.

Segundo os últimos dados do relatório de vacinação, da última terça-feira, 18 de Maio, a região tinha 26% da população com uma dose da vacina e 10% com o processo completo.

 

 

 



Comentários

pub