“South Music” nasce em Faro para lançar artistas algarvios para a ribalta

Dino D’Santiago, Nuno Guerreiro, Júlio Resende, Zé Eduardo e Viviane são embaixadores do projeto

Apresentação do “South Music” decorreu esta quarta-feira, em Faro. Foto: Rúben Bento | Sul Informação

Mais do que um festival, o “South Music”, que se vai realizar nos dias 15 e 16 de Junho, em Faro, irá afirmar-se como o primeiro «evento regional, de promoção e de tentativa de lançamento de projetos musicais», a nível nacional e mesmo internacional.

O “South Music”, um projeto «único» em Portugal, é uma iniciativa da Câmara Municipal de Faro, do Teatro das Figuras e da Faro 2027, que vai reunir, durante dois dias, na capital algarvia, o setor profissional da música portuguesa.

«Agentes, produtores, programadores, imprensa especializada, ou seja, todo o setor profissional desta área em Portugal está a ser convidado para marcar presença», adiantou Paulo Santos, vice-presidente da Câmara de Faro, na apresentação do evento.

Incluído no projeto da candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura (Faro 2027), o South Music irá dar a conhecer «as bandas e os músicos que existem, que estão a trabalhar no Algarve e que precisam de todo o nosso apoio para desenvolverem a sua carreira», realçou, por seu lado, Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro.

O autarca farense destacou também que, tal como tem sido destacado em relação à candidatura a Capital Europeia da Cultura, o South Music será «não só para o concelho de Faro, mas para toda a região do Algarve».

 

Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro. Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

Com a pandemia, começou a existir uma criação crescente de música onde, a certo momento, «houve uma explosão de projetos musicais no Algarve».

Foi nessa altura que, contou Paulo Santos, a autarquia de Faro pensou: «porque não fazer um evento dirigido, mais do que para o público, para o setor profissional da música?».

A ideia foi partilhada com diversos profissionais do setor e avançou, dando lugar ao South Music, que tem músicos algarvios como embaixadores do projeto: Dino D’Santiago, Nuno Guerreiro, Júlio Resende, Zé Eduardo e Viviane.

A artista, ex-vocalista dos Entre Aspas e, agora, com uma carreira a solo de sucesso, considera este «um projeto muito ambicioso» e revelou ter ficado «muito feliz» quando foi contactada para ser embaixadora.

«Realmente, achei que fazia todo o sentido [ser embaixadora] e é muito bom para o Algarve ser a primeira região a ter um projeto deste género, para apoiar os músicos. De facto, isto irá proporcionar a todos os músicos uma experiência incrível».

Os participantes no evento «irão poder beneficiar de um conhecimento que, de outra forma, seria muito mais difícil de lá chegar», ressalvou a cantora, fazendo referência ao facto deste projeto trazer «a indústria de Lisboa para o Algarve».

 

Viviane é uma das embaixadoras do projeto. Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

O South Music teve as candidaturas para participação abertas entre 16 e 30 de Abril, tendo sido submetidos 121 projetos musicais, num total de 294 músicos inscritos.

«Não só foi feita a inscrição do grupo, mas também de cada músico, porque este pode ter já vários projetos e vir a ter mais no futuro», enquadrou o vice-presidente da Câmara de Faro.

No total, foram registados 178 compositores, 167 instrumentistas, 126 cantores, 97 autores, 48 produtores, 20 técnicos, 13 agentes, 11 promotores, oito bookers e 24 outros participantes.

Os 121 projetos musicais que se candidataram «representam 13 concelhos do Algarve, dos mais diversos géneros musicais e idades», revelou Paulo Santos. Rock (37 projetos), música alternativa (36), pop (31), música acústica (23) e hip hop (23) foram os estilos mais representados.

As candidaturas recebidas ainda tiveram de cumprir os requisitos estipulados no regulamento, como a apresentação de composições originais e a naturalidade ou residência algarvia.

Todas estas bandas e músicos serão mais tarde englobados numa plataforma de promoção da música no Algarve, sendo este «o objetivo primordial e aquele que queremos deixar para a região no futuro», reforçou Paulo Santos.

 

Paulo Santos, vice-presidente da autarquia farense. Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

Os projetos selecionados pelos jurados irão passar por um processo de capacitação e de formação, sendo que poderão usufruir de vários workshops de diversas áreas, que vão realizar-se  entre o final de Maio e o início de Junho.

Quanto aos jurados que irão avaliar os músicos a concurso, o painel vai ser composto pelos jornalistas Inês Meneses e Rui Miguel Abreu, por Fernando Alvim, animador de rádio, e por Sandra Faria, promotora, agente, manager e presidente da direção da Associação de Promotores de Espetáculos (APEFE).

Do júri, fazem ainda parte Renato Júnior, compositor, músico e produtor, Paulo Silva, programador do Festival Med e do Cineteatro Louletano, Nuno Silva, presidente da AMAEI, e Gil Silva, diretor do Teatro das Figuras.

Durante o evento, existirão showcases, durante os quais as bandas selecionadas terão a oportunidade de atuar perante os profissionais da indústria musical presentes na iniciativa.

Gil Silva, diretor do Teatro das Figuras, apresentou ainda um ciclo de cinco conferências, que vai fazer parte do South Music, repartido pelos dois dias, destinado principalmente aos profissionais da indústria musical que participam no evento. Para estas conferências, é necessária inscrição prévia.

 

Gil Silva, diretor do Teatro das Figuras, será um dos júris. Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

No primeiro painel, intitulado “Painel dos Embaixadores”, Júlio Ferreira, Ricardo Coelho, Dino D’Santiago, Júlio Resende, Viviane, Nuno Guerreiro e Zé Eduardo irão dar o seu testemunho sobre a dificuldade em ser músico fora dos grandes centros urbanos e sobre a dificuldade de conseguir crescer no mundo musical em Portugal. Todos estes músicos têm ligações ao Algarve e conseguiram afirmar-se a nível nacional e, alguns, internacional.

Já o “Painel das Editoras” terá como convidados representantes de editoras multinacionais e independentes, como Paula Homem, Francisco Vasconcelos, José Gomes e Nuno Saraiva, e destina-se a traçar cenários sobre o futuro da edição.

Também existirá uma conferência moderada por Tozé Brito, intitulada “Painel Direitos de Autor e Conexos”, onde representantes da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), Audiogest e o músico Nuno Rodrigues, dos Glockenwise, irão falar sobre as mudanças da perceção da música e sobre a substituição das formas tradicionais de receitas pelas novas plataformas digitais existentes.

“O Papel da Imprensa Musical” também será tema de discussão num dos painéis. Inês Meneses, Vitor Belanciano e Júlio Ferreira (entre outros convidados) irão partilhar reflexões sobre a imprensa musical e como esta pode ganhar maior expressão em Portugal e contribuir para a consolidação de músicos e bandas.

O último painel do evento será dedicado a avaliar a criação da música em Portugal, contrastando-a com o mercado que existe para a acolher. Este painel encerrará os dois dias de conferências, com uma conversa entre Luís Ferreira, Vasco Sacramento, João Carvalho, Sandra Faria, Ricardo Bramão e Michal Zolman.

Durante os dois dias, entre as várias iniciativas, existirá ainda «uma espécie de speed datings», onde «os músicos irão estar disponíveis para os participantes da conferência», salientou Paulo Santos.

 

Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

Além dos objetivos centrais da iniciativa, a Faro2027 irá apresentar a iniciativa South Music Geração Cápsula, que procurará chegar a jovens criativos dos 14 aos 18 anos, através de um processo de curadoria que irá permitir lançar uma nova geração de músicos de Faro e do Algarve, com curadoria de Filipe Cabeçadas e Ana Tereza.

Neste âmbito, irão ser selecionadas quatro bandas que, paralelamente, serão apresentadas num palco situado na Associação ArQuente.

O evento irá ter transmissão online através das plataformas digitais do South Music, mas também de uma plataforma de gaming. «Pode haver pessoas, do setor profissional da música, que poderão acompanhar todo o evento em streaming, mas também não podíamos deixar de fora o público que quer ver o evento em direto», realçou Paulo Santos.

No final da apresentação do South Music à imprensa, ficou a certeza de que «este não é um projeto que se esgota este ano. Vai poder continuar» no futuro.

Além disso, se, após o evento, existirem projetos que queiram inscrever-se na plataforma, esta «vai estar aberta e recetiva para receber mais. A partir daí, poderemos lançá-los e promovê-los a nível nacional ou internacional».

O South Music tem como parceiros a Associação de Promotores de Espetáculos (APEFE), Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), GDA, Audiogest, AMAEI, Aporfest e a AEAPP – Associação Espectáculo.

 

 



Comentários

pub