Silves lança 1ª edição do Prémio Nacional Literário João de Deus

O júri para a 1ª Edição do Prémio será constituído por João Pedro Mésseder, Violante Magalhães e Catherine Dumas

Casa-Museu João de Deus, em Messines

Silves vai apresentar este sábado, 22 de Maio, às 10h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal. a 1ª edição do Prémio Nacional Literário João de Deus. 

A iniciativa contará com as presenças de Rosa Palma, presidente da Câmara de Silves, do presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola de São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra Carlos Vargas e da diretora Regional de Cultura do Algarve Adriana Freire Nogueira.

Ao instituir o Prémio Nacional João de Deus, a autarquia diz que «pretende honrar a memória deste insigne escritor nascido em São Bartolomeu de Messines, cuja obra representa um património da mais elevada importância para a cultura nacional e regional, sendo motivo de orgulho para todos os silvenses, assim como distinguir e divulgar a criação literária de autores com obra publicada em língua portuguesa».

O prémio terá periodicidade bienal e destina-se a autores com idade superior a 18 anos, nacionais ou estrangeiros, a residir em Portugal, que apresentem obra editada em livro, em língua portuguesa, e cuja primeira edição tenha ocorrido nos dois anos civis anteriores ao ano em que ocorre o concurso.

O prémio é atribuído, alternadamente, nos domínios de poesia e prosa. A primeira edição será dedicado à poesia. Distinguirá apenas uma obra a concurso e não admite menções honrosas. Ao vencedor do concurso serão atribuídos 10 mil euros.

O júri para a 1ª Edição do Prémio será constituído por João Pedro Mésseder, Violante Magalhães e Catherine Dumas.

As candidaturas ao Prémio Nacional João de Deus I Poesia 2021 decorrem entre os dias 22 de Maio e 2 de Julho de 2021.

O regulamento está disponível para consulta aqui.

 



Comentários

pub