Sábados à noite vão ser de música nas igrejas de Albufeira

Estão agendados seis concertos

Os sábados à noite vão ser de música, em igrejas de Albufeira, a partir de amanhã, 15 de Maio, e até 19 de Junho.

A Câmara albufeirense vai promover o Ciclo de Concertos nas Igrejas, que envolve «mais de duas dezenas de músicos, desde duetos, passando pelos quartetos e quintetos, com grande diversidade de instrumentos musicais, dos quais fazem parte a guitarra, flautas, instrumentos de corda e saxofones».

O primeiro concerto, protagonizado pelo duo de guitarras de Manuel Toucinho e Marco Massano, terá lugar na Capela Nossa Senhora da Orada, amanhã, às 21h00 – a hora de começo de todos os espetáculos do ciclo.

No dia 22, o evento prossegue na Igreja de Paderne com o duo Black and White (Sérgio Gladkyy e Maxim Nedobezhkin – acordeão).

A 29, a iniciativa passa na Igreja de Boliqueime com um quinteto de flautas, composto por Inês Paiva, João Rabasquinho, Maria Coutinho, Rui Caeiro e Mariana Rosário.

No mês de Junho há mais três concertos. No dia 5, na Igreja de Ferreiras, poderá assistir-se ao quarteto de cordas com Isabel Carvalhaes (violino), Lizana Maciel (violino), João Sousa (viola d`Arco) e Ana Correia (violoncelo).

No dia 12, é a vez de Olhos de Água receber um dos concertos na Capela Nossa Senhora de Fátima, desta feita com um quarteto de saxofones constituído por Catarina Monteiro (Soprano), Jorge Marquez (Alto), Daniel Caetano (Tenor) e André Roxo (Barítono).

O Ciclo de Concertos nas Igrejas encerra no dia 19 de junho, na Igreja Matriz de Albufeira, às 21h00, com um programa inteiramente dedicado ao nascimento de Astor Piazzolla (1921-1992). O concerto vai ser interpretado pelos músicos Gonçalo Pescada (Acordeão), Rebecca Christophers (Violino), Marta Justino (Violino), Elisabete Martins (Viola d´arco) e Eduard Zlatkin (Contrabaixo).

«A iniciativa, que tem por objetivo levar a música aos templos religiosos de Albufeira, com respeito pelo espaço onde se inserem, visa, igualmente, dar a conhecer a um vasto público o belíssimo património religioso e de arte sacra existente no concelho», segundo a Câmara de Albufeira.

Os concertos são de entrada gratuita, com assistência limitada e uso de máscara obrigatório, e são transmitidos em direto online.

Este é uma iniciativa organizada pela Associação de Acordeão do Algarve, que conta com o apoio do Município de Albufeira, Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, Direção Regional de Cultura do Algarve e das Paróquias de Albufeira, Ferreiras, Paderne e Olhos de Água.

 

 



Comentários

pub