Restaurante de Alvor abriu com aval das autoridades para servir militares da GNR

Militares da GNR integram contingente da Volta ao Algarve

As imagens de um grupo de cerca 20 militares da GNR a jantar num restaurante, na zona de Alvor, divulgadas há dois dias, geraram celeuma e indignação nas redes sociais, numa altura em que Portimão ainda não pode ter a restauração aberta, devido à situação epidemiológica no concelho. No entanto, tudo foi feito com o aval das autoridades de saúde e respeitando as regras sanitárias.

Os militares em questão integram o contingente que está a acompanhar a Volta ao Algarve, «que faz parte de um conjunto de eventos nacionais com algumas exceções nos documentos legais e Orientações».

Em resposta a um pedido de esclarecimento do Sul Informação, a Autoridade de Saúde Regional explica que todos os elementos da comitiva da Volta «devem funcionar em “bolha fechada”, com resultado negativo em teste laboratorial para deteção de SARSCoV-2 por RT-PCR, realizado o mais perto possível da entrada no estágio/hotel e até 48 horas antes».

Já no que diz respeito aos alojamentos/unidades hoteleiras, foi também definido um conjunto de regras, entre elas «a criação de espaços próprios de circulação e de permanência dos praticantes e comitivas e cumprir todas as orientações previstas, nomeadamente em zonas de prática de atividade física, refeições e pausa».

Além disso, prossegue a Autoridade de Saúde, «a utilização da sala de refeições deverá ser exclusiva para os elementos da “bolha”» e as refeições devem ser feitas «em mesas com o menor número de pessoas e o maior distanciamento possível».

A Brigada de Trânsito da GNR e os membros da Federação Portuguesa de Ciclismo ficaram alojados num hotel, em Alvor, que não tem restaurante e que, por isso, não podia servir-lhes refeições.

Para resolver a situação, a unidade hoteleira acabou por subcontratar um restaurante para servir os jantares e foi nesse espaço, o Golfland, que foram captadas as imagens divulgadas nas redes sociais.

O próprio restaurante pediu uma autorização para prestar este serviço ao hotel, que foi concedida pela autoridade de Saúde.

O restaurante, no pedido que foi feito e a que o Sul Informação teve acesso, explica que «fomos contactados há cerca de um mês pelos hotéis Água para servirmos os dois grupos que fazem um total de cerca de 40 pessoas, que vão estar alojados entre 5 e 8 de Maio de 2021, sendo eles compostos pela Brigada de Trânsito e pelos membros da Federação Portuguesa de Ciclismo».

A zona para servir os jantares, de acordo com o restaurante, tem uma «área ampla» com cerca de 300 metros quadrados.

Além disso, prossegue o Golfland, os hóspedes do hotel estão organizados em dois grupos.

«O primeiro grupo, de 20 pessoas, começa a jantar às 19h00 e é composto pelos membros da federação. O segundo grupo virá às 21h30 e é composto pela Brigada de Trânsito. A duração da refeição será de uma hora para cada grupo, tendo um intervalo entre cada refeição para podermos proceder à limpeza necessária. Depois da refeição os elementos do grupo têm de abandonar o edifício não sendo permitida a sua permanência», lê-se.

Além dos elementos da Volta e de «dois funcionários», prossegue o Golfland, «não será permitida a entrada de outras pessoas que não constem os nomes nas listas que a federação nos enviar, incluindo apenas aqueles que fazem parte dos grupos em questão».

A Federação enviou também, acrescenta o espaço de restauração, «uma declaração justificativa que todos os elementos desses grupos fazem parte de uma “bolha”, conforme as regras estabelecidas, designadamente, a utilização de sala para refeições deverá ser exclusiva para os elementos da “bolha”».

Perante estes argumentos, a Autoridade de Saúde Regional deu um parecer favorável à utilização deste espaço.

Aliás, a situação que foi captada em vídeo e partilhada nas redes sociais não é exclusiva da Volta ao Algarve, muito menos restrita a profissionais da GNR, que até já terão sido vacinados contra a Covid-19, por pertencerem a um grupo prioritário.

Eventos recentes como o Moto GP ou a Fórmula 1 beneficiaram do mesmo tipo de “exceções à regra”, justificadas pelo facto de todos os membros das comitivas terem sido testados e pertencerem a diferentes “bolhas”.

De resto, durante a presença do “Grande Circo” de ambas as provas em Portimão, o staff das equipas também ficou alojado em hotéis do concelho e cumpriu regras semelhantes impostas pelas Autoridades de Saúde.

Mas não foi só em Portimão que tal aconteceu: recentemente, as equipas e staff da prova de Qualificação Olímpica do Continente Europeu em Vela, que decorreu em Vilamoura, esteve sujeita a restrições e regras em tudo semelhantes às impostas na Volta ao Algarve.

Tendo em conta que os militares da GNR que estão de serviço na Volta ao Algarve e o restante staff da prova integram “bolhas fechadas”, sujeitas a regras rígidas, e que o restaurante em causa teve o aval das autoridades de saúde para servir as refeições, não existe nenhuma situação de incumprimento documentada no vídeo que circula nas redes sociais.

 
Veja o vídeo da polémica:
 

Publicado por Leinster House em Terça-feira, 4 de maio de 2021

 

 



Comentários

pub