Produções do Teatro Nacional D. Maria II voltam a passar por Portimão

“Praça dos Heróis” vai estar em cena no próximo sábado, 22 de Maio, às 17h00

Foto: Filipe Ferreira

O Teatro Municipal de Portimão (TEMPO) vai receber no próximo sábado, 22 de Maio, às 17h00, a peça “Praça dos Heróis”. Com encenação de David Pereira Bastos, esta será uma das duas produções do Teatro Nacional D. Maria II a ser apresentada este semestre em Portimão.

«A 15 de Março de 1938, milhares de austríacos aclamavam Adolf Hitler na Heldenplatz, em Viena, celebrando a Anschluss, a anexação da Áustria pela Alemanha nazi. 50 anos depois, a 4 de Novembro de 1988, estreava no Burgtheater a peça de Thomas Bernhard com o mesmo nome, Heldenplatz (Praça dos Heróis), para assinalar o centenário do histórico teatro vienense, bem como os 50 anos da anexação», diz a Câmara de Portimão.

A peça conta com a representação dos atores Ana Sampaio e Maia, Bruno Simão, Manuel Coelho, Miguel Sopas, Paulo Pinto, Rita Loureiro, Sílvia Figueiredo e Tânia Alves.

O texto de Thomas Bernhard «põe a descoberto o branqueamento histórico que permitiu que a Áustria se assumisse como a primeira vítima do III Reich, ao invés de um primeiro aliado», onde se «exponencia a perceção de que as políticas e crenças antissemitas, de extrema-direita, mesmo nazis, estão vivas e presentes na Áustria de 1988 tanto ou mais do que em 1938, como é referido por uma das
personagens da peça», explica a Câmara Municipal de Portimão.

«Numa altura em que as políticas populistas e xenófobas, o conservadorismo retrógrado, se afirmam um pouco por todo o mundo, da Europa aos Estados Unidos da América, do Brasil aos países árabes e africanos, onde consecutivas novas medidas e políticas parecem confirmar um retrocesso civilizacional, político e social, torna-se urgente regressar à Praça dos Heróis».

Depois da estreia em Lisboa no ano passado, a peça encontra-se agora em digressão, passando por Portimão. Esta apresentação decorre no âmbito da Rede Eunice Ageas, o projeto de difusão de espetáculos produzidos e coproduzidos pelo Teatro Nacional.

A rede Eunice trará ainda a Portimão, nesta temporada, a peça “Off”, no dia 19 de Junho, uma encenação de Jorge Andrade a partir de “Dying” de Chris Thorpe.

A peça “Morte de um caixeiro viajante”, de Arthur Miller, inicialmente agendada para Abril, ficou adiada para 16 de Outubro. Esta peça é produzida pelos Artistas Unidos, com encenação de Jorge Silva Melo.

Os bilhetes para os três espetáculos têm o valor de 10 euros, estando à venda online, na bilheteira do TEMPO (terça-feira a sábado, entre as 13h00 e as 18h00 e nas noites do espetáculo até ao seu início) e ainda nos locais habituais aderentes.

 

Foto: Filipe Ferreira



Comentários

pub