Portimão vai-se encher de «ritmos contagiantes» durante três Dias da Percussão

Espetáculos acontecem em, diferentes pontos do concelho

Algarve Grupo de Percussão Contemporâneo

Portimão vai acolher a primeira edição Festival Dias da Percussão e «encher a cidade de ritmos contagiantes» entre os dias 25 e 27 de Junho.

Os espetáculos vão acontecer em vários espaços culturais portimonenses, entre os quais o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão e o Museu de Portimão, mas também «em diálogo com os espaços públicos do concelho, como são o centro histórico e a zona ribeirinha de Portimão, a Praia da Rocha e o centro da vila de Alvor», segundo a Câmara de Portimão.

O evento vai reunir «percussionistas de renome nacional e internacional, entre os quais Vasco Ramalho e Nuno Aroso (marimba e vibrafone), Eduardo Cardinho (vibrafone), Marcos Cavaleiro (bateria), Sérgio Almeida (percussão africana), o Bomboémia – Grupo de Percussão da Universidade do Minho (percussão luso-brasileira), o João Guimarães Grupo (sob direção de João Guimarães no saxofone) e o duo Isabel Vaz (violoncelo) e Vasco Dantas (piano)».

A ideia é que estes protagonistas «estabeleçam diálogo com os artistas residentes na região algarvia, sobretudo os alunos do curso integrado e do curso profissional de Jazz do Agrupamento de Escolas da Bemposta».

 

Bomboémia

 

Do programa dos Dias da Percussão Portimão 2021, que pode ser consultado na íntegra aqui,  a autarquia destaca quatro concertos que mostram «a variedade e riqueza do mundo da percussão, desde a música contemporânea à música clássica, passando até pelo jazz».

A encomenda musical do festival ao compositor João Pedro Oliveira, que estreará a obra “In the House of the Glass King”, com Nuno Aroso, Vasco Ramalho e o Algarve Grupo de Percussão Contemporâneo, formando por jovens percussionistas da região, é uma das iniciativas em foco.

A autarquia também salienta a «estreia de uma improvável obra musical para marimba e sardinhofone, ao abrigo do Fundo de Fomento Cultural do Ministério da Cultura, com direção e interpretação de Vasco Ramalho, composição de Tiago Cutileiro, a qual terá a indústria conserveira de Portimão como principal inspiração criativa».

Para além dos concertos, o evento contará com uma conversa online «como mote pré-evento, que pretende refletir sobre todos os desafios inerentes à criação e programação da percussão contemporânea na atualidade portuguesa».

A conversa será mediada pela direção artística do festival, tendo a participação de vários artistas, programadores e compositores convidados.

O público também pode contar com desfiles protagonizados pelo Bomboémia, «além de quatro oficinas e master classes de percussão, especialmente direcionadas para o público infantojuvenil».

Este é um projeto d’O Corvo e a Raposa Associação Cultural, apoiado pela Direção-Geral das Artes, eixo Programação e Desenvolvimento de Públicos, tendo o Município de Portimão como parceiro estratégico.

O evento conta ainda com o apoio do Agrupamento de Escolas da Bemposta, das Juntas de Freguesia de Portimão e de Alvor, assim como da Antena2 e da Rádio Portimão, enquanto parceiros media.

 

 



Comentários

pub