Portimão quer vacinar toda a população do concelho com mais de 60 anos até sexta-feira

Centro de Vacinação de Portimão está a inocular 1000 pessoas por dia

A Câmara de Portimão quer vacinar toda a população do concelho, com mais de 60 anos, até à próxima sexta-feira, 7 de Maio. Em nota enviada às redações, a autarquia adianta que o Centro de Vacinação, instalado no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, ultrapassa, esta terça-feira, 4 de Maio, as 5000 vacinas administradas, desde que entrou em funcionamento, no passado dia 26 de Abril.

«O concelho foi abrangido por um reforço de vacinas e obteve autorização extraordinária para começar a vacinar localmente os munícipes a partir dos 60 anos, em virtude dos surtos que implicaram o retrocesso no processo de desconfinamento e consequente pedido autárquico para a abertura imediata do Centro de Vacinação de Portimão», lembra a Câmara Municipal.

O centro começou com uma média de 300 vacinas/dia, evoluindo para as mil vacinas/dia desde o reforço, sendo que a autarquia estima que seja alcançado um total de 10 mil vacinas até ao final desta fase.

 

 

«No expoente máximo da sua capacidade, o Centro está a vacinar um número de pessoas superior ao que se verifica em qualquer outra estrutura congénere na região algarvia, sendo de referir que, nos momentos de fila, a média de espera se situa entre os 7 e os 10 minutos, com um pico de vacinação média na ordem das 130 inoculações/hora», enaltece a Câmara de Portimão.

Segundo a edilidade, «uma das causas que tem provocado maior aglomeração em momentos muito pontuais, mas com rápida reposição da normalidade, está relacionada com a chegada de utentes muito antes da hora que lhes é transmitida. No entanto, em todos os momentos de maior pressão tem sido dada a hipótese aos munícipes de regressarem em períodos mais calmos, sem que percam a possibilidade de ser vacinados no próprio dia».

O Centro de Vacinação de Portimão está, realça a Câmara Municipal, «logisticamente instalado para proporcionar todas as condições operacionais no sentido de realizar o processo de forma segura, confortável e com todo o acompanhamento e apoio, sobretudo a pessoas com mobilidade reduzida ou outras comorbidades».

 

 

Para isso, «conta com uma vasta equipa dedicada em exclusivo, integrada por profissionais de saúde do ACES Barlavento da Administração Regional da Saúde do Algarve e do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Bombeiros, técnicos e operacionais da Proteção Civil Municipal e demais serviços da autarquia, bem como um grupo de voluntários, composto por alunos do Curso Técnico de Proteção Civil da Escola Poeta António Aleixo».

Todos os dias, entre as 8h00 e as 22h30, 15 técnicos da autarquia, integrados no Serviço Municipal de Proteção Civil, e operacionais dos Bombeiros «realizam milhares de chamadas telefónicas para chegar a todos os munícipes elegíveis para vacinação, materializando a Unidade de Marcação e Controlo da Vacinação (UMCOV) em articulação com os técnicos do ACES do Barlavento».

A Câmara colocou também à disposição o seu serviço de notificações da Proteção Civil Municipal, tendo enviado até ao momento 6.000 mensagens.

Segundo a autarquia, «para atingir os ambiciosos objetivos traçados para esta campanha, em muito tem contribuído a linha telefónica do Município “Proteção 24”, a funcionar 24 horas por dia, a qual recebeu até ao momento mais de 2.000 inscrições para vacinação».

«Quaisquer dúvidas ou constrangimentos» podem ser reportados através do número 808 282 112, também disponível para quem necessite de solicitar transporte gratuito para deslocação ao Centro de Vacinação e regresso a casa.

A Câmara de Portimão realça também que, apesar de se manter na fase 1 do processo de desconfinamento, «o concelho de Portimão já há alguns dias encontra-se bem abaixo dos 120 casos por 100.000 habitantes, o que leva a supor que transite diretamente para a fase 4, na sequência da avaliação agendada para esta quinta-feira, 6 de Maio».

 

 



Comentários

pub