Portimão celebra 161 anos de Manuel Teixeira Gomes com leitura de excertos da obra do Presidente

Os excertos das obras serão lidos por alunos do Curso de Artes do Espetáculo e Interpretação, do Agrupamento de Escolas da Bemposta

O 161º aniversário do nascimento de Manuel Teixeira Gomes, o portimonense que, além de escritor, foi Presidente da República, vai ser assinalado esta quinta-feira, 27 de Maio, em Portimão, com a leitura online de excertos da obra de Teixeira Gomes.

Para celebrar a efeméride, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes vai transmitir esta iniciativa online na sua página no Facebook, a partir das 17h00.

Os excertos das obras serão lidos por alunos do Curso de Artes do Espetáculo e Interpretação, do Agrupamento de Escolas da Bemposta.

Os interessados em conhecer outros aspetos da vida e obra de Teixeira Gomes podem visitar a exposição permanente “Portimão – Território e Identidade”, patente no Museu de Portimão, que reúne um valioso acervo pessoal do estadista.

Além disso, a Casa Manuel Teixeira Gomes constitui um privilegiado local de encontro de culturas e artes, enquanto espaço de inspiração e evocação à vida e obra do Presidente-escritor.

De resto, a Câmara de Portimão decidiu recentemente optar pelo direito de preferência e proceder à aquisição d’A Tralha, um edifício vizinho à atual Casa Manuel Teixeira Gomes e que inicialmente fazia parte do edifício onde nasceu o antigo Presidente.

O imóvel, que se encontra avaliado em 300 mil euros, está localizado no Largo do Dique nº 15 e no Largo 1º de Dezembro e encontra-se inserido em Área de Reabilitação Urbana e Zona de Proteção de Bens Culturais, que abrange as antigas muralhas de Portimão, sendo constituído por três artigos urbanos, os quais fazem parte do edificado original da casa onde nasceu Manuel Teixeira Gomes, e que atualmente é um dos polos culturais da cidade.

 



Comentários

pub