PARTe do novo Programa de Educação Estética e Artística já arrancou em Silves

Programa incluiu as apresentações ao vivo de dança de duas turmas do 6º ano de escola de Silves

Um teaser do projeto PARTe “Chuva de Nuteixo – O nascimento do grés de Silves”, desenvolvido por duas turmas do 1º ciclo de São Bartolomeu de Messines, bem como as apresentações ao vivo de dança das duas turmas do 6º ano de uma escola de Silves marcaram a assinatura do protocolo de colaboração entre Direção-Geral de Educação | Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) e a Câmara de Silves, na tarde de sexta-feira, 21 de maio.

Vitor Pedroso, diretor-geral de Educação, e Rosa Palma, presidente da Câmara de Silves, assinaram o protocolo de colaboração para a realização dos projetos PARTe – Arte e Território em todas as escolas daquele concelho.

A cerimónia decorreu nos Paços do Concelho e estiveram presentes os diretores dos agrupamentos de escolas de Silves e de Silves-Sul, o diretor do Centro de Formação de associação de escolas de Albufeira, Lagoa e Silves, os professores coordenadores do PEEA dos vários estabelecimentos de ensino, e professores, alunos e pais envolvidos no PEEA.

O ato foi transmitido ao vivo, com a divulgação de um teaser sobre o processo de trabalho e as apresentações à comunidade já realizadas no âmbito do projeto PEEA | PARTe das turmas do 3ºA e 4º A da escola EB23 João de Deus, de São Bartolomeu de Messines, e do processo de trabalho das turmas do 6º C e 6º F, da escola EB23 Garcia Domingues, de Silves.

 

 

Estas duas turmas brindaram ainda os presentes com as apresentações de dança “Chuva de Nuteixo – o nascimento do grés de Silves” na zona ribeirinha da cidade, no deck junto à Fissul.

Durante uma semana, estes alunos e os seus professores trabalharam a educação artística de forma imersiva, neste caso a música e a dança, em contexto de sala de aula, com a artista-educadora Margarida Mestre.

O Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) da Direção-Geral de Educação, implementa nas escolas estes projetos PARTe – Arte e Território onde se desenvolvem métodos e práticas de educação artística a partir de um conto sobre o património local.

No caso do concelho de Silves, trabalhou-se o conto Chuva de Nuteixo, de Helena Tapadinhas, sobre o património geológico de Silves, no âmbito do aspirante a Geoparque Algarvensis.

“Estas apresentações à comunidade dos PARTe não são atos isolados, trata-se de uma das ações dos projetos transdisciplinares da turma que decorrem até ao final do ano letivo, de que são exemplo as sessões de narração oral dos contos e os percursos pedestres de interpretação da paisagem geológica em estreita relação com o conto”, explica Helena Tapadinhas, embaixadora no Algarve do Programa de Educação Estética e Artística.

 

 

O que são os PARTe – Projetos Arte e Território

Os PARTe | Arte e Território são projetos escolares, transdisciplinares, que associam a Arte a aspetos do património natural e histórico-cultural local, com a apresentação de uma intervenção artística na comunidade.

Pretende-se promover as literacias através de novas formas de articular a leitura do mundo, partindo de diferentes suportes, incluindo a paisagem e a interpretação da forma como habitamos o território, ao mesmo tempo que se frui, experimenta e cria nos diferentes domínios das linguagens artísticas.

 

 

O cerne da implementação destes projetos é a dinamização de sessões de educação artística, em contexto sala de aula, por artistas-educadores PEEA.

Durante uma semana, os alunos e professores de uma turma vivem uma experiência única, imersiva, proporcionada pelas práticas de teatro, música e dança em contexto escolar, associadas a temas do seu território de proximidade.

Ao “fazerem PARTe”, cada turma e os respetivos professores da equipa pedagógica (1º ciclo) ou do conselho de turma (2º e 3º ciclos), constituída como equipa de formação em modalidade de projeto, assumem como opção curricular relevante a valorização das Artes e, simultaneamente, a integração de componentes de natureza local no currículo.

Os PARTe integram o Projeto PEEA dos agrupamentos dos concelhos de Lagoa, Silves e Monchique, financiados pelas respetivas autarquias.

 

 

 



Comentários

pub