“O Palco é Teu” em Portimão para apoiar músicos locais

Espetáculos serão realizados ao vivo com entrada gratuita

Foto: Município de Portimão

“O Palco é Teu” arrancará esta quarta-feira, 12 de Maio, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, para apoiar os artistas locais, cuja atividade tem sido afetada pela pandemia da Covid-19.

Neste primeiro espetáculo musical do projeto, os coletivos Macadâmia e Essência da Marimba apresentarão a sua música no dia 12 de Maio, às 19h00.

Este será o início da “open call“, lançada na primeira quinzena de Janeiro, e que contou com 45 candidaturas, entre artistas individuais e bandas, dos quais foram admitidos 33 grupos e seis intérpretes a solo.

“O Palco É Teu” vai ser dividido em duas fases, continuando a primeira com o seguinte agendamento: Jair Baptista e Conexão Algarve (19 de Maio), Ricardo Alberthy e The Nightriders (2 de Junho), Magic Acoustic Covers e Beto Kalulu (16 de Junho), Miguel Silva e Woodstick (30 de Junho).

A primeira fase da iniciativa terá ainda JazZeca e The Sound of Bass (7 de Julho), Guitarras de Fado e António Correia (14 de Julho), Sticky Fingers Duo e SAIA (21 de Julho), Pedro Nazário + Cálice (28 de Julho), Dua Angola Brasil e Xico Barata & João Miranda (11 de Agosto) e Intocáveis e Kappalifha (18 de Agosto).

A proposta inicial da iniciativa previa que os candidatos aceites gravassem as suas apresentações durante o mês de Fevereiro, num palco criado para o efeito, mas a entrada em vigor do novo Estado de Emergência levou à suspensão do calendário.

A iniciativa tinha como missão principal «o apoio financeiro aos artistas locais com atividade interrompida há mais de um ano e, uma vez que as dificuldades que o setor musical atravessa são emergentes», o Município de Portimão optou por realizar espetáculos ao vivo, com entrada gratuita e sujeita à lotação da sala, que será reduzida de acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde.

Já na segunda fase do projeto, que decorrerá entre meados de Setembro e o final de Novembro, receberá no auditório do TEMPO as seguintes atuações: Al-gharband e Dj Nelson Vaz (16 de Setembro), Bandamecos e Modinhas Humanas (23 de Setembro), Duo Caltrava e Simple Song Band (7 de Outubro), Adriana Marques e Brasa Doirada (14 de Outubro).

Na segunda fase também atuarão Your Glam Band e Carlos Peregrino (28 de Outubro), Black Puzzle e DJ Naresk (4 de Novembro), Edmundo Vieira (11 de Novembro), Volume 2 e Ritmo Jovem (18 de Novembro) e Gilettes d’Aço e HajaSaude (25 de Novembro).

Esta iniciativa do município é o terceiro projeto de apoio direto da autarquia aos artistas locais desde o início da pandemia, tendo sido disponibilizado um auxilio financeiro de 500 euros por cada artista individual e de mil euros por cada banda.

 



Comentários

pub