Nova sede regional do INEM está a ser construída para o regresso do CODU ao Algarve

«Começámos a sonhar, depois a planear, e aqui estamos hoje para dar início à obra»

Foto: Rúben Bento | Sul Informação

O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) vai regressar ao Algarve, ficando instalado na nova sede regional do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica), cuja primeira pedra foi lançada esta quinta-feira, 27 de Maio, em Loulé. Esta é uma obra que custa cerca de 1,8 milhões de euros e cuja conclusão deverá acontecer em 2023.

O ato de consignação da obra e o lançamento da primeira pedra decorreram esta quinta-feira, num terreno em frente ao Cemitério de Loulé e junto ao Quartel dos Bombeiros.

Este novo edifício «vai ser a sede da futura delegação regional do INEM e terá todos os serviços inerentes, como a coordenação, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), as estruturas de formação, da parte logística», disse, aos jornalistas, Carlos Raposo, responsável pelo Instituto de Emergência Médica no Algarve.

 

 

Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

O regresso do CODU é mesmo uma das grandes novidades. Depois do encerramento da sua delegação regional no Algarve, em 2012, no tempo da intervenção da troika, e da transferência das valências para Lisboa, a região vai voltar a ter este centro, desta vez em Loulé.

«Neste momento, somos uma extensão do CODU Lisboa. Há valências que não estão presentes na região e o que queremos é dotar o CODU Algarve de todas essas valências. Tem havido um progressivo retomar de valências e esperemos que, com a revisão dos estatutos e a criação da delegação regional do Algarve, regresse em pleno», explicou Carlos Raposo.

Assim, o novo edifício do INEM vai acolher também o Centro de Atendimento a Chamadas de Emergência e o Gabinete de Apoio ao CODU.

 

Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

Quanto ao espaço escolhido para a construção, também não foi por acaso, uma vez que se localizará à saída da cidade de Loulé, junto ao nó da A22, numa «área privilegiada, com bons acessos, perto da Via do Infante e que pode servir Barlavento e Sotavento».

Entre os vários serviços que o edifício vai acolher estão um Centro de Formação, um Gabinete da Coordenação Regional e um Gabinete de Coordenação de Enfermagem. As instalações vão ter também um centro de dados, camaratas, refeitório e balneários.

Segundo Carlos Raposo, «as atuais instalações do INEM, no Mercado Abastecedor da Região de Faro (MARF), estão a tornar-se exíguas para a quantidade de atividade que temos e que se prevê que venha a aumentar. Por isso, estávamos a precisar de novas instalações».

E foi mesmo a necessidade que fez o INEM, de quem partiu a ideia, contactar a Câmara de Loulé, entidade que decidiu, depois, avançar com a construção de um edifício de raiz.

 

Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

Aos jornalistas, Vítor Aleixo, presidente desta autarquia, expressou a sua alegria com o facto de mais esta valência se instalar na cidade.

«Começámos a sonhar, depois a planear, e aqui estamos hoje para dar início à obra», disse o autarca.

Este é, de resto, mais um passo para o estabelecimento da “Cidadela de saúde e segurança”, que está a nascer à saída de Loulé, já que aí já existe igualmente a sede da Proteção Civil do Algarve, o Quartel dos Bombeiros e o Heliporto. No futuro, também será ali que nascerá a nova sede do Comando Territorial de Faro da GNR.

Estes são, para Vítor Aleixo, «serviços de vocação regional, modernos, e cujos grandes beneficiários serão os algarvios».

José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, que também esteve presente na cerimónia, considerou que «o investimento na área da saúde é estruturante e central para a região», tendo ainda felicitado «a autarquia de Loulé por mais esta obra».

 

Fotos: Rúben Bento | Sul Informação

 



Comentários

pub