No seu dia, a Europa está de regresso à RUA

Emissão especial arranca às 12h00

O programa “A Rua da Europa” estreia-se na antena da RUA FM (Rádio Universitária do Algarve), este domingo, 9 de Maio, data em que se assinala o Dia da Europa. A estreia da nova rubrica vai acontecer durante uma emissão especial, dedicada a esta efeméride, que vai ser transmitida, entre as 12h00 e as 14h00, em 102.7FM ou em www.rua.pt.

O público-alvo deste programa, promovido pelo Europe Direct Algarve e pelo Centro de Documentação da Universidade do Algarve, em parceria com a Rede MOVE, são os jovens.

«Os jovens como agentes de promoção do desenvolvimento, organizados ou em grupos informais, mas também dos jovens isolados, para quem diariamente são construídas políticas, medidas e projetos com objetivo de uma maior inclusão», explica a Universidade do Algarve.

«Trata-se de um programa de rádio e o objetivo passa por transmitir informação útil sobre a União Europeia (EU) e dar a conhecer os projetos de jovens e/ou para jovens, da iniciativa de entidades públicas ou de atores privados, no Algarve e na zona raiana da Província de Huelva. O objetivo é aprofundar entre os mais jovens a cidadania europeia e fazer assim a Europa mais próxima», acrescenta a academia algarvia.

O programa, semanal, que irá para o ar à segunda-feira (a partir da próxima semana) conta com diversas rubricas, entre elas o Speak Corner – um espaço onde, através de diversos idiomas nos é dado a conhecer um conjunto de expressões típicas e úteis à comunicação no dia-a-dia, numa sociedade cada vez mais intercultural.

Já no Destaque semanal fala-se de quem, no Algarve e na cooperação transfronteiriça desenvolve projetos com e para os jovens.

O novo programa tem também espaço para curiosidades e informações úteis sobre iniciativas ou programas da União Europeia.

A produção, apoiada pela RUA FM, «conta com uma equipa diversificada de comunicadores, estudantes da UAlg e também alguns jovens que estão a realizar projetos Erasmus no Algarve (estudantes ou voluntários), oriundos de vários pontos da UE».

A escolha da RUA FM para transmitir este programa «deve-se ao facto de se tratar de uma rádio universitária ouvida por muitos jovens», realça a Universidade do Algarve.

Para Alexandre Moura, coordenador de Informação e Conteúdos da RUA FM, com este programa pretende-se «esclarecer os jovens em matéria europeia, acrescentar algo às suas vidas e proporcionar-lhes uma emissão que os deixe a aguardar com entusiasmo a semana seguinte».

No que diz respeito à emissão especial deste domingo, arranca ao meio-dia com uma entrevista a Maria João Barradas, do Centro de Documentação Europeia da Universidade do Algarve, e uma das responsáveis pela criação do “Rua da Europa”.

Será depois emitido o programa nº 1 da “Rua da Europa” e haverá entrevista com Filipa Fonseca, fundadora do ‘SPEAK Faro – Language & Culture Exchange’, um projeto que pretende juntar estrangeiros com nativos para criar uma rede de suporte, estimular eventos de grupo, e, sobretudo, ensinar idiomas numa lógica de partilha.

Mamadu Alimo Djaló, ex-colaborador da RUA FM e fundador do projeto africano ‘Muntu’ será o próximo entrevistado. Este é um projeto para a igualdade de género através da defesa duma masculinidade positiva na comunidade migrante dos PALOP em Portugal.

Já entre as 13h00 e as 14h00 será transmitido o programa de autor de musica africana, ‘Nos trilhos de África’ de autoria de Didier Grelha, numa edição especial dedicada exclusivamente à musica com origem nos PALOP.

A emissão dedicada ao Dia da Europa segue depois na RUC (Rádio Universidade de Coimbra), a partir das 14h00, e na RUM (Rádio Universitária do Minho), a partir das 16h00.

 



Comentários

pub