Ministra anuncia em Lagoa medidas extraordinárias de apoio ao setor vitivinícola

Pacote terá um valor de 8 milhões de euros

A ministra da Agricultura anunciou ontem em Lagoa um pacote extraordinário de medidas de apoio ao setor vitivinícola de 8 milhões de euros, cujo aviso vai abrir a 31 de Maio, durante uma visita que fez a este concelho algarvio, no âmbito do Concurso Cidades do Vinho, que está a decorrer no Centro Cultural do Convento de S. José.

O pacote anunciado prevê a inclusão do setor do vinho na medida de apoio temporário excecional aos agricultores e às PME, bem como «o apoio ao investimento orientado para o aumento da capacidade de armazenamento de vinho, a abertura, ao setor do vinho, de candidaturas à medida “3.3.1 – Investimento, transformação e comercialização de produtos agrícolas”, prevista para o 4º trimestre, e a possibilidade de abertura de candidaturas à destilação de crise», segundo Maria do Céu Antunes.

A governante, acompanhada por Rui Martinho, secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, visitou a Única – Adega Cooperativa de Lagoa, onde ficou a conhecer «a história e a tradição de um povo que outrora se dedicava maioritariamente ao vinho e à vinha», segundo a Câmara de Lagoa.

Ali, Maria do Céu Antunes «conheceu dos melhores vinhos do concelho e teve a oportunidade de conhecer o acervo de uma das adegas mais antiga e emblemática do país».

Mais tarde, Maria do Céu Antunes foi ao Centro Cultural de S. José, onde falou com o júri do Concurso Cidades do Vinho e onde Luís Encarnação, presidente da Câmara de Lagoa, deu conta «da evolução do setor vitivinícola no concelho, que tem tido um aumento de produtores desde que Lagoa foi Cidade do Vinho, em 2016».

«É com enorme satisfação que Lagoa recebeu a visita da sra. Ministra da Agricultura, enquanto território vinhateiro e que outrora era um dos maiores produtores de vinho do país. Não é todos os dias que Lagoa é palco de anúncios tão importantes para o país, como aquele que tivemos o privilegio de ouvir, em primeira mão, de apoio ao setor vitivinícola», considerou o autarca.

O Concurso Cidade do Vinho, organizado pela AMPV (Associação de Municípios Portugueses do Vinho) e ARVP (Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal), em parceria com o município de Lagoa, a Recevin – Rede Europeia de Cidades do Vinho e a Città del Vino, decorrer até amanhã, domingo.

Deste certame, sairão os representantes de Portugal no Concurso Europeu das Cidades do Vinho, marcado para Modena, em Itália, em Setembro.

 

Fotos: Câmara de Lagoa

 

 



Comentários

pub