Loulé dá 260 mil euros em apoios às associações culturais

Foram apoiadas 23 associações e coletividades

Cine-Teatro Louletano – Imagem de Arquivo

A Câmara Municipal de Loulé atribuiu cerca de 260 mil euros em apoios a 23 associações e coletividades culturais e recreativas do concelho, através de contratos-programa anuais, que foram recentemente assinados.

Com estes apoios, o município pretende «promover a dinâmica da atividade cultural no território, que conta com cerca de duas dezenas de associações dedicadas às diversas áreas como o teatro, a dança, a música, as artes performativas, as artes plásticas, o património, a etnografia, o folclore, entre outras» (ver lista completa dos beneficiários abaixo).

«Trata-se de um apoio direto, para que estas entidades possam desenvolver um programa diversificado e descentralizado, que ocorre nos diversos palcos geográficos – freguesias -, assente em produções que apostam não só na simples fruição por parte dos espetadores, mas também na formação dos públicos», descreveu a Câmara de Loulé.

Os critérios para atribuição de apoio são «os anos de existência e respetivo historial da associação, o estatuto de utilidade pública, o número de pessoas envolvidas em regime de voluntariado, a consonância entre os objetivos do programa ou projeto cultural e as necessidades do concelho, o desenvolvimento de atividades com vista à inclusão social, ao fomento de interesse de crianças e jovens ou o contributo para a formação e a criação artística e valorização do património concelhio».

«Num momento particularmente difícil para a cultura, que tem visto a sua atividade ser fortemente penalizada pelas sucessivas restrições e confinamento geral da sociedade, este apoio ganha particular importância para a retoma do setor ao nível local», acredita a autarquia louletana.

Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, deixou uma palavra de esperança aos agentes culturais locais, na cerimónia de assinatura dos contratos programa, e lançou a ideia de que a pandemia poderá ser fonte de inspiração para «os processos criativos e para uma incursão e reflexão sobre estes tempos tão estranhos que vivemos».

«Seja na área do teatro, dança, escrita, de conversas, há tanta coisa que se pode fazer no plano cultural a propósito destes tempos», frisou.

Realçando o papel da «família criativa do concelho”» na construção de uma «comunidade saudável», o autarca deixou um apelo a estes agentes culturais: «Envolvam cada vez mais pessoas, empenhem-se e continuem apaixonados e defensores do nosso concelho».

 

Associações que assinaram contratos-programa:

– 1ª Companhia de Guias de Loulé – Associação Guias de Portugal
– APALGAR -Associação de Amizade dos PALOP no Algarve
– Associação Amigos do Alentejo
– Associação Ao Luar Teatro – Ideias Culturais
– Associação Artística SATORI
– Associação Cultural de Salir
– Associação de Acordeão GarveFole
– Associação do Coro Unitum Voces
– Associação dos Amigos da Cortelha
– Associação Geonauta
– Associação Grupo dos Amigos de Loulé
– Associação Juvenil Akredita em ti
– Associação “Os Barões”
– Associação Social e Cultural da Tôr
– Ateneu Comercial e Industrial de Loulé
– Casa da Cultura de Loulé
– Centro Social e Cultural Parragilense
– Figo Lampo – Associação Cultural e Ambiental
– Flautística – Associação de Flautas de Bisel do Algarve
– Folha de Medronho – Associação de Artes Performativas
– Fundação Manuel Viegas Guerreiro
– Mákina de Cena – Associação Cultural
– Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva.

 

 



Comentários

pub