Lavrar o Mar repõe “Quando” para que ninguém fique de fora

Este é um espetáculo que está em permanente diálogo com a natureza

Foto: João Mariano | Lavrar o Mar

A essência é a mesma, mas também haverá diferenças. O espetáculo “Quando”, do projeto Lavrar o Mar, que tem música, movimento, imagem e texto, vai ter quatro reposições a partir desta quinta-feira, 19 de Maio, no Lugar da Rocha, perto de Marmelete (Monchique). 

Este espetáculo estreou-se em Outubro do ano passado, mas agora o Lavrar o Mar decidiu fazer uma reposição.

«Voltámos ao “Quando” por duas razões. Em primeiro lugar porque, devido a esta situação do vírus, nós não pudemos ter muito público e queremos, desta vez, receber as pessoas que não puderam ver o espetáculo em Outubro. Em segundo, neste tempo de Covid-19, também é difícil fazer novas criações e então vamos usar algo que já está criado e teve uma receção muito boa do público», diz Madalena Victorino ao Sul Informação. 

Assim, a iniciativa manterá «a sua essência», mas a programadora cultural garante que haverá novidades.

«Será de certeza diferente – o milho que tivemos e usámos, agora não o temos. Havia toda uma sequência com esse elemento que será substituída», explica.

Este é um espetáculo que está em permanente diálogo com a natureza e a reposição é uma maneira de «redescobrir o Lugar da Rocha».

«Estamos noutro período – o espetáculo estreou em Outubro, agora estamos em Maio e o local está diferente», explica, por sua vez, Giacomo Scalisi.

O “Quando” é um «espetáculo completo» que tem música, movimento, imagem, texto e é contemplado também enquanto se caminha.

Durante as três horas de espetáculo, que só começa às 19h30 e se vai prolongar pela noite, vai-se falar também do «direito universal à respiração, uma ideia defendida por um filósofo camaronês, o Achille Mbembe».

“Quando” tem ainda uma particularidade: realiza-se num território que serve de fronteira, apenas física, entre os concelhos de Aljezur e Monchique, os centros nevrálgicos do “Lavrar o Mar”.

«Queremos dar aquela ideia de união, de diluir fronteiras e separações», diz Madalena Victorino.

O ponto de encontro dos participantes será no cruzamento para a localidade de Abitureira, na Estrada Nacional 267. O espetáculo terá sessões nos dias 20, 21, 22 e 23 de Maio, sempre às 19h30.

Ainda há bilhetes para esta quinta-feira, dia 20, e domingo, 23, com o preço de 10 euros, podendo ser comprados aqui.

 

 



Comentários

pub