Lagos assinala dias mundiais do Ambiente e dos Oceanos com atividades educativas

Praia da Luz vai ter um peixe “Goby”

A Câmara de Lagos vai assinalar o Dia Mundial do Ambiente e o Dia Mundial dos Oceanos, que se assinalam nos próximos dias 5 e 8 de Junho, respetivamente com várias atividades educativas.

As atividades iniciam-se na próxima sexta-feira, dia 4 de Junho com o webinar “À descoberta da nossa fauna e flora” – Estação da Biodiversidade da Barragem da Bravura.

O webinar é organizado pela Câmara Municipal de Lagos, em parceria com o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

A sessão realiza-se às 17h00, via zoom. Os interessados devem fazer a sua inscrição para participação no site da autarquia.

Já no dia 5 de Junho, sábado, em que se comemora o Dia Mundial do Ambiente, irá ser apresentado o jogo educativo digital “SuperIque – Na defesa do ambiente”, assim como o vídeo de animação com o mesmo Super Herói, sobre a problemática dos “Plásticos – Um Desafio Ambiental”. O jogo educativo foi alvo de atualizações, através da introdução de dois novos níveis, abordando temáticas e desafios diferentes.

Para segunda-feira, dia 7 de Junho, às 10h00, irá ser inaugurado o Projeto “GOBY”- Afinal o que come o peixe?”. Esta é uma estrutura de rede metálica, em forma de peixe, que vai servir para a deposição de plásticos.

A peça é da autoria do escultor Carlos de Oliveira Correia, foi cedida ao Município de Lagos, e vai ser colocada no areal da Praia da Luz.

Este projeto «tem como principal objetivo a sensibilização dos utentes das praias e das zonas costeiras para o crescente e alarmante problema do plástico nos oceanos», explica a autarquia lacobrigente.

Por fim, no dia Mundial do Oceanos, que se comemora no dia 8 de Junho irá ser desenvolvido o projeto “O Mar Começa Aqui”, na Escola Secundária Júlio Dantas e na Escola JI/EB1 de Santa Maria, através da pintura de sarjetas nos arredores destas escolas, com os desenhos elaborados pelos alunos.

 



Comentários

pub