Lagoa aprova Estratégia Local de Habitação

Documento permitirá que o Município apresente candidaturas a financiamento europeu

Lagoa aprovou, na sessão de 28 de Abril da Assembleia Municipal, a sua Estratégia Local de Habitação, marcando o «arranque de uma nova geração de políticas de habitação, que pretende resolver todas as carências habitacionais existentes e criar condições para atrair e fixar novos moradores no concelho».

A Câmara de Lagoa explica, em nota de imprensa, que se trata de «um instrumento de planeamento fundamental», que aponta para a necessidade de o concelho «aumentar o seu parque habitacional em mais de 200 fogos, propondo soluções de reabilitação e arrendamento; aquisição, reabilitação ou construção de equipamentos complementares de apoio social integrados e de empreendimentos habitacionais para arrendamento apoiado; diferentes apoios ao arrendamento e reabilitação de edifícios para habitação permanente».

Esta estratégia foi elaborada «com base no diagnóstico das situações habitacionais não condignas existentes no território, bem como na procura de habitação social».

Segundo a autarquia, «veio consolidar as bases da política municipal seguida, dando continuidade ao compromisso e missão do Município nas áreas da habitação, coesão social e desenvolvimento local».

Este documento permitirá que o Município apresente candidaturas a financiamento europeu.

«Esta Estratégia Local de Habitação é decisiva para que, muito em breve, possamos garantir o direito constitucional de acesso a condições dignas de habitação para todos os lagoenses. Enquanto houver um lagoense sem habitação digna, a missão do Município não estará concluída» disse, Luís Encarnação, presidente da Câmara de Lagoa.
 
 



Comentários

pub