Incidência em Vila do Bispo “dispara” para os 233 casos por 100 mil habitantes

Lagoa e Tavira também se juntaram a Albufeira como concelhos com 120 casos por 100 mil

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação – Arquivo

Vila do Bispo está muito perto de ultrapassar os 240 casos de Covid-19 por cem mil habitantes e é agora o concelho algarvio com a taxa de incidência mais elevada, de acordo com a atualização por concelhos divulgada esta sexta-feira, 21 de Maio, pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Que este concelho do Barlavento Algarvio estava com uma taxa de incidência de mais de 120 mil casos já se sabia desde ontem, uma vez que foi anunciado por Mariana Vieira da Silva, a ministra de Estado e da Presidência, que Vila do  Bispo, Lagoa e Tavira se juntaram a Albufeira na lista de municípios sob aviso e em risco de regredir no desconfinamento.

Hoje, na atualização semanal feita pela DGS, com dados entre os dias 6 e 19 de Maio, os números de Vila do Bispo, que na semana passada tinha apenas 39 casos por 100 mil e agora tem 233, são os que mais saltam à vista.

Na última semana, o número de casos ativos neste concelho aumentou em 10. Este valor pode parecer baixo, mas num concelho pouco populoso como Vila do Bispo, é suficiente para fazer disparar a incidência.

Lagoa tem 180 casos por 100 mil habitantes, a 14 dias, Albufeira conta com 152 e Tavira regista 139.

 

 

No caso de Albufeira, esta é a segunda semana consecutiva sob aviso, em grande parte devido a um surto com cerca de cinco dezenas de casos que foi detetado há duas semanas numa exploração agrícola. Caso a situação não melhore, na próxima semana este concelho regredirá no desconfinamento.

À semelhança do município albufeirense, o aumento de casos em Tavira também tem a ver com um surto numa exploração agrícola.

Todos os outros concelhos algarvios estão com taxas inferiores aos 120 casos por 100 mil habitantes. Dois deles, Alcoutim e Monchique, continua a ter zero incidência de Covid-19.

Castro Marim, que há uma semana também estava nesta lista, tem agora uma taxa de 48.

Olhão (14) e São Brás de Alportel (19 também estão no patamar entre os 0 e os 19 casos.

No patamar dos 20 aos 59,9 casos, para além de Castro Marim, estão Aljezur (36), Lagos (43), Portimão (56), Silves (58) e Vila Real de Santo António (27).

Com valores entre os 60 e os 119,9 casos, estão Faro (90) e Loulé (68), Faro (75) e Tavira (77).

 

 

 



Comentários

pub