Futuro das Smart Cities vai ser discutido no 2º Bootcamp Online de Aceleração do Algarve

A sessão de abertura online está marcada para as 15h00

A conferência online “O Futuro das Smart Cities”, integrada no 2º Bootcamp Online de Aceleração do Algarve, realiza-se esta quinta-feira, 20 de Maio.

Nesta iniciativa «serão abordadas temáticas ligadas aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável», diz a Câmara de Portimão.

A sessão de abertura online está marcada para as 15h00 e contará com a presença de Luís Matos Martins, administrador dos Territórios Criativos, e de Filipe Vital, vice-presidente da Câmara Municipal de Portimão.

O debate, sob moderação de Teresa Preta, CEO dos Territórios Criativos, será online e totalmente em inglês, com a participação de Cláudia Sousa Leitão, ex-secretária nacional da Economia Criativa do Brasil, que partilhará a sua perspetiva como governante, José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, enquanto representante da região, Mário Velindro, presidente do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, que falará sobre os esforços da academia no desenvolvimento da temática em foco, e de Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, na linha da frente das cidades inteligentes.

A conferência “O Futuro das Smart Cities” pretende desenvolver ligações fortes com a comunidade, ao debater temáticas atuais com a participação de oradores experientes, permitindo assim uma discussão mais ampla e abrangente. Os interessados em participar nesta conferência totalmente online, gratuita e em inglês devem inscrever-se aqui.

Também no âmbito do 2º Bootcamp Online de Aceleração do Algarve, têm lugar no dia 19 de Maio duas talks sobre investimento. A primeira, intitulada “The Hunt for Success”, tem início às 10h00 e terá a participação de Pedro Andrade, fundador e CEO da Hunter e integrante da “Forbes 30 under 30”, que explicará como “caçou” um investimento de 500.000 euros.

Quanto à talk “Fontes de Financiamento”, agendada para as 10h30, trará ‘insights’ sobre diferentes formas de financiamento, contando com especialistas em diferentes áreas, como são os casos de Miguel Barbosa, Filipe Portela e Yoann Nesme, que vão “trocar por miúdos” o que é o business investment, o venture capital e o crowdfunding, respetivamente.

Para ambas as talks, os interessados deverão inscrever-se gratuitamente aqui.

Perante a situação pandémica que se continua a viver, e à semelhança do que já havia sucedido no ano passado, o 2º Bootcamp de Aceleração do Algarve, cujo primeiro momento aconteceu nos dias 21 e 22 de Abril, é realizado em formato online e resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Portimão, o Autódromo Internacional do Algarve, a GEN Portugal e os Territórios Criativos.

«Estão a participar no evento 14 projetos, oriundos de Portugal, Brasil, Itália, Hungria, Reino Unido e Síria, sobretudo focados nas áreas das Smart Cities, dos quais alguns encontram-se ligados à StarUp portimonense, como o Link-a-Ring, que está a implementar no mercado uma solução de aluguer temporário de cozinhas. Localizado na Aldeia do Carrasco, permite que, sem investimento inicial, qualquer pessoa possa testar o seu produto ou conceito de restauração, sem o risco de perder o valor investido», diz a Câmara de Portimão.

Quanto à startup “Rejoice be genuine” é focada na promoção de cultura de consumo consciente e sustentável e do wellness comunitário. Por seu turno, a Teodósio Racing Academy oferece experiências relacionadas com rally, incluindo uma componente educativa de condução para jovens talentos.

Também incubado na StartUp Portimão, o projeto SWRS está a desenvolver um sistema compacto e de fácil instalação, que permite a reutilização de águas cinzentas em descargas sanitárias. No que diz respeito ao projeto Oh Maria!, igualmente incubado na StartUp Portimão, pretende desenvolver uma app enquadrada no turismo social, destinando-se tanto a anfitriões locais como a turistas que podem usufruir de serviços gastronómicos diferenciados nas suas habitações.

Já o projeto Atlas, apesar de não estar diretamente ligado à StarUp Portimão, pertence a um jovem empreendedor portimonense a dar os primeiros passos e que participa regularmente nas iniciativas da incubadora da sua terra natal dedicadas à juventude.

Este projeto está focado na realização de passeios marítimo-turísticos pela costa algarvia, de forma informal e confortável, recorrendo a uma embarcação inovadora e autossustentável.

 



Comentários

pub