Fórum discute potencial turístico do Fórum da Eurocidade do Guadiana

Os diferentes painéis de trabalho e mesas redondas irão analisar o papel dos fundos europeus no desenvolvimento do turismo transfronteiriço

O Fórum de Turismo da Eurocidade do Guadiana decorre esta quarta-feira, 26 de Maio, com o objetivo de discutir o potencial turístico da fronteira. 

A iniciativa, que decorrerá presencialmente em Vila Real de Santo António, mas poderá ser acompanhada em direto através do Facebook e do canal YouTube do projeto EuroGuadiana, contará ainda com a presença de representantes das autarquias locais, do Patronato de Turismo de Huelva, da Região de Turismo do Algarve e da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças.

As contribuições dos participantes no fórum serão somadas às que serão obtidas em breve nos encontros com agentes turísticos do território e que farão parte do material de estudo que as universidades de Huelva e do Algarve utilizarão para definir o Plano Estratégico de Turismo da Eurocidade.

Durante o fórum, serão também apresentadas algumas das ações em que o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Eurocidade do Guadiana está a trabalhar no domínio do turismo, incluindo a realização de uma oferta cultural conjunta denominada “Território Museu” e a criação do primeiro destino turístico transfronteiriço na raia.

Os diferentes painéis de trabalho e mesas redondas irão analisar o papel dos fundos europeus no desenvolvimento do turismo transfronteiriço, com especial destaque para as ações realizadas na Eurocidade do Guadiana. Também serão conhecidas outras experiências de turismo fluvial, com a participação dos responsáveis pelos principais projetos turísticos desenvolvidos no entorno dos rios Douro e Minho.

O fórum encerrará com uma mesa redonda, moderada pelo professor Adão Flores da Universidade do Algarve, com a participação de Vitor Neto, presidente da Associação Empresarial da Região do Algarve, de Fátima Catarina, vice-presidente da Região de Turismo do Algarve, de Daniel Navarro, coordenador do Patronato de Turismo de Huelva, de Rafael Barba, secretário-geral do Círculo Empresarial de Turismo de Huelva, e Pablo Rivera, secretário-geral da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças.

Estas ações turísticas integram o plano conjunto de promoção turística das cidades de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António, que se insere no projeto EuroGuadiana 2020, cofinanciado pela União Europeia através do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha Portugal – Interreg VA.

Comentários

pub