Festival Ventania promove estreia mundial do espetáculo “Ecosofía” em Lagos

A 3ª edição do festival irá passar por Lagos, Lagoa e Portimão

O Centro Cultural de Lagos vai receber em estreia mundial o espetáculo chileno “Ecosofía”,  no dia 2 de Junho, às 19h30, no âmbito do festival Ventania.

Devido à pandemia, o grupo estava para não marcar presença no festival, mas a organização, através do Ministério da Cultura Chileno, conseguiu garantir a presença do espetáculo em Lagos e adicioná-lo ao restante programa já anunciado

Com direção artística da chilena Camila Rojas Cannobbio, o espetáculo é inspirado na vertente filosófica “Ecosofía”, que lhe dá o nome.

Esta obra é construída a partir de uma narrativa visual, fundindo acrobacias, danças, projeções e sons, à medida que envolve o público «numa encenação sensível e imersiva, que rejeita o antropocentrismo e convida à contemplação do eco-cosmos e do universo e como um todo vivo», diz o Teatro Experimental de Lagos (TEL).

A 3ª edição do festival irá passar por Lagos (2, 3 e 4 de Junho), Lagoa (11 e 12 de Junho) e Portimão (11 de Setembro), abordando com os seus espetáculos as questões da sustentabilidade, trazendo-as para o plano artístico.

O festival «volta a assumir-se como um festival sem igual no território nacional, como sempre assente nos ideais chave de desenvolvimento e promoção do ativismo artístico», conclui a organização.

Este festival é promovido pelo Teatro Experimental de Lagos (TEL), cofinanciado pela Direção Geral das Artes, Município de Lagos, Município de Lagoa, Município de Portimão e Junta de Freguesia de S. Gonçalo de Lagos, em parceria local com o ecossistema de artes performativas do barlavento algarvio.

 



Comentários

pub