Faro e Universidade do Algarve começam estudo para criar museu na antiga Tipografia União

Os trabalhos custarão 33 mil euros

Foto: Samuel Mendonça | Folha do Domingo

O contrato de adjudicação do estudo para a criação do Núcleo Museológico da Antiga Tipografia União, em Faro, foi assinado esta quarta-feira, 26 de Maio, entre a Câmara de Faro e a Universidade do Algarve (UAlg).

Os trabalhos, que terão um custo de 33.589,81 euros suportado pela autarquia, preveem três fases para a sua execução: na primeira será feita a recolha e inventariação do espólio documental e industrial, com a identificação de medidas de conservação e de preservação necessárias e orçamentação, trabalhos estes que decorrerão com o apoio do Museu Municipal de Faro e a sua equipa técnica. Esta primeira fase tem uma duração prevista de quatro meses.

Uma segunda fase compreenderá a realização do estudo de criação do Núcleo Museológico do Mundo da lmprensa a Sul, nomeadamente a conceptualização do local, investigação sobre o espólio e definição de uma narrativa expositiva. Serão feitos entrevistas e questionários para identificar os destinatários deste espaço, bem como a definição de uma proposta de experiência a proporcionar na visita (Guião Científico).

O tempo de realização destes trabalhos está estimado em sete meses.

A terceira fase centrar-se-á na apresentação dos resultados e discussão dos mesmos e do modelo de gestão do espaço com os agentes locais, para depois, no final de 12 meses, ser entregue o relatório final do estudo.

A autarquia, por sua vez, envolver-se-á na realização dos trabalhos associados a esta iniciativa e integrados no projeto “Print Culture Lab: heritage and development, an integrated perspective”, assim como na produção de edições, infraestruturas digital, materiais audiovisuais, programas multimédia e exposições temáticas, bem como na promoção de iniciativas (ações de formação, cursos, encontros e reuniões de caracter cientifico) que permitam a divulgação do projeto. Envolverá os seus recursos humanos e materiais, de modo a facilitar todas as tarefas de execução do estudo.

A criação deste Núcleo Museológico foi protocolada em Dezembro de 2020, envolvendo três entidades: o Município de Faro, a Diocese do Algarve e a UAlg, num esforço de colaboração que pretende salvar um espólio importante e para a dinamização de mais um espaço cultural da cidade.

Este projeto interdisciplinar e interinstitucional de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e ação cultural está em harmonia com a Estratégia Regional de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente do Algarve (2014-2020), com a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU, bem como o que foi definido na Convenção Quadro do Conselho da Europa relativa ao valor do património cultural para a sociedade (2005) e na Convenção para o Património Mundial, Cultural e natural da UNESCO (1972).

 



Comentários

pub