Faro ajuda a salvar negócios num “Gabinete SOS Empresas”

Há o objetivo de alargar projeto a outros concelhos do Algarve

Foto: Nuno Costa|Sul Informação

Faro tem, desde hoje, 3 de Maio, um “Gabinete SOS Empresas”. Este projeto pretende, numa altura em que os empresários enfrentam particulares dificuldades devido à pandemia, esclarecer dúvidas nas áreas jurídicas, contabilística, financeira, bancária, ou na elaboração de candidaturas a apoios.

O “Gabinete SOS Empresas” é uma iniciativa da ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve, apoiada pela Câmara de Faro.

Na inauguração do espaço, Paulo Alentejano, presidente da associação, revelou que lançou o desafio à autarquia para criar uma «equipa multidisciplinar que desse resposta aos comerciantes e serviços do concelho» nesta altura problemática para muitos deles.

 

 

Com sede na loja “Faro. Somos Todos”, na Rua Lethes, esta foi uma necessidade «imediatamente acolhida [pelo município], porque era uma necessidade que nós também sentíamos», enalteceu Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal.

Este espaço estará à disposição de «todos os empresários e comerciantes que tiverem a necessidade de tirar alguma dúvida».

Paulo Alentejano explicou que há muitos empresários que veem «uma notícia de televisão [sobre apoios] e, no minuto a seguir, querem uma resposta. Normalmente, ligam ao contabilista que ainda não sabe pormenores. Cria-se assim um desgaste grande. Acho que os contabilistas têm sido “muito massacrados”, principalmente com o pequeno comércio e serviços».

Rogério Bacalhau espera que este “Gabinete SOS Empresas” «resulte. E, essencialmente, resultará se as pessoas o utilizarem».

 

 

O autarca admite que «não teremos respostas para tudo, mas, nessas situações, poderemos encaminhar os empresários, nem que seja para os serviços competentes, que possam esclarecer essas dúvidas».

Para já, esta iniciativa arrancará em Faro, mas, revelou Paulo Alentejano, questionado pelo Sul Informação, há «outras autarquias também interessadas» em criar gabinetes deste género.

A ACRAL fez «esse desafio a várias câmaras municipais» e «de algumas já temos respostas positivas. Estamos a ver como vamos articular as coisas», acrescentou o dirigente associativo.

O gabinete destina-se a todos os empresários do concelho Faro, funcionando num espaço que permite o atendimento individualizado e personalizado.

Os atendimentos estão sujeitos a marcação prévia através do número 919 195 563 ou do e-mail [email protected].

«Queremos dar resposta às pessoas e ter muita gente a procurar apoio nos nossos serviços», concluiu o presidente da ACRAL Paulo Alentejano.

 

Fotos: Nuno Costa | Sul Informação
 

 

 



Comentários

pub