Faro acolhe iniciativa de Solidariedade com a Palestina

Iniciativa exige que Governo português condene Israel «pela sua política de ocupação»

Uma iniciativa de «Solidariedade com a Palestina e o povo Palestino, exigindo o fim da agressão e da ocupação da Palestina» vai ter lugar este sábado, dia 22, às 10h30, no Largo do Mercado, em Faro, numa organização do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), União dos Sindicatos do Algarve da CGTP-In e Movimento Democrático de Mulheres.

O CPPC salienta que «há décadas que o povo palestiniano aguarda a prometida criação dum Estado da Palestina», mas também «há décadas que a ocupação israelita se vai estendendo, com mais colonatos, mais anexações, mais expulsões, mais violência e guerra», sujeitando «os trabalhadores palestinianos a discriminações e arbitrariedades nos salários e nos direitos, nega o direito ao trabalho, generaliza a pobreza, é fonte de brutal exploração».

Além disso, sublinha, «há décadas que as promessas e as Resoluções das Nações Unidas estão por cumprir». Para mais, «o que se passa na Palestina não é um conflito, é uma violenta ocupação, ilegal e atentatória dos direitos humanos e dos direitos nacionais do povo palestiniano».

Daí que os organizadores desta iniciativa de solidariedade exijam «do Governo português que abandone a sua chocante posição de colocar em pé de igualdade agressor e agredido, opressor e oprimido, que condene Israel pelos seus crimes e pela sua política de ocupação e que se pronuncie pela proteção do povo palestiniano e do seu direito ao seu Estado independente, soberano e viável».

Os organizadores garantem que «serão respeitadas as recomendações de salvaguarda da saúde pública» durante a iniciativa de sábado no largo do mercado.

 
 
 



Comentários

pub