Farense continua vivo na luta pela permanência com vitória frente ao Tondela

Único golo foi apontado por Gauld

Foto: Nelson Ferreira | Farense

Era uma autêntica final e o Farense ganhou-a. A equipa algarvia venceu o Tondela por 1-0, num jogo da 33ª jornada da I Liga de futebol, e levou a decisão da manutenção para a última ronda. A tarde podia ter sido ainda melhor, para a equipa de Faro, se o Portimonense tivesse ganho ao Boavista.

Ganhar, ganhar…ou ganhar. Só um resultado interessava à equipa de Jorge Costa nesta penúltima jornada do campeonato, com vista a alcançar o grande objetivo da época: a permanência.

Com muitos adeptos no exterior do Estádio São Luís, o Farense pareceu, ao longo de toda a primeira parte, uma equipa nervosa e com dificuldade em saber definir com clareza os lances que ia criando.

O primeiro sinal de grande perigo foi do Tondela, ao minuto 12, numa grande defesa de Beto, após um cabeceamento de Pedro Augusto.

Do lado do Farense, Lucca bateu um livre de forma irrepreensível, mas Niasse voou para impedir a bola de entrar na baliza do Tondela (14′).

Apesar de já ter a manutenção assegurada, o Tondela até foi a equipa com mais ímpeto ofensivo. Aos 33′, Salvador Agra, que já jogou nos algarvios do Olhanense, quase marcou, mas o cabeceamento saiu um pouco por cima das redes de Beto.

Dois minutos depois, o Farense dispôs de uma ocasião soberana, numa bola cabeceada por Pedro Henrique, após um canto, que bateu na barra. Aquela pontinha de sorte que tem faltado aos algarvios, voltam a fazer das suas…

Na segunda parte, a equipa da capital do Algarve entrou melhor e podia ter marcado logo aos 47′, não fosse um defesa do Tondela cortar a bola em cima da linha de golo.

Os minutos iam passando, o Farense corria contra o tempo…até que, ao minuto 75 (e já depois de o Boavista ter marcado frente ao Portimonense), o Estádio de S. Luís ficou em suspense.

Hugo Godinho foi ao vídeo-árbitro ver um lance dentro da área, entre Salvador Agra e Ryan Gauld, e acabou por marcar penálti. Chamado a converter, o escocês não falhou e adiantou o Farense no marcador, num golo mesmo muito comemorado.

Agra, que não concordou com a decisão do árbitro, acabou por ser expulso, após ter protestado muito.

O Farense soube aguentar a vantagem e amealhou três pontos preciosos. Os algarvios têm agora 31 pontos, os mesmos do Rio Ave, que tem menos um jogo, mas continuam em zona de descida.

Tudo se decidirá na última jornada, na qual o Farense visitará o Santa Clara.

 

 

 



Comentários

pub